"Uma pá de ocupação": ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016)
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2017.27072Palavras-chave:
Educação, Juventudes, Ocupações, Escolas OcupadasResumo
O estudo analisa a ocupação das escolas secundárias no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) ocorridas em 2016, atentando para a atuação e o protagonismo dos jovens secundaristas. Utiliza-se o conceito “juventudes” pois os sujeitos são heterogêneos e plurais, membros de diferentes culturas e grupos identitários. A atuação juvenil é pensada como parte de um processo mundial onde os jovens vêm desenvolvendo significativo papel nas sociedades onde se inserem. A metodologia empregada consiste em revisão bibliográfica, análise de mídias utilizadas pelos jovens bem como de cartilhas para ocupação. Os referenciais teóricos estão relacionados ao estudo das juventudes e os resultados são parciais, abordando a atuação dos jovens envolvidos a partir da veiculação em canais como Facebook e Whatsapp.
Palavras-chave: Juventudes; Escolas Ocupadas; Atuação Juvenil
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