"Uma pá de ocupação": ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016)

Bárbara Virgínia Groff da Silva, Eduardo Cristiano Hass da Silva

Resumo


O estudo analisa a ocupação das escolas secundárias no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) ocorridas em 2016, atentando para a atuação e o protagonismo dos jovens secundaristas. Utiliza-se o conceito “juventudes” pois os sujeitos são heterogêneos e plurais, membros de diferentes culturas e grupos identitários. A atuação juvenil é pensada como parte de um processo mundial onde os jovens vêm desenvolvendo significativo papel nas sociedades onde se inserem. A metodologia empregada consiste em revisão bibliográfica, análise de mídias utilizadas pelos jovens bem como de cartilhas para ocupação. Os referenciais teóricos estão relacionados ao estudo das juventudes e os resultados são parciais, abordando a atuação dos jovens envolvidos a partir da veiculação em canais como Facebook e Whatsapp.

Palavras-chave: Juventudes; Escolas Ocupadas; Atuação Juvenil

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27072


Palavras-chave


Educação; Juventudes; Ocupações; Escolas Ocupadas

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - B1 - Educação
DOI: 10.12957/teias

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional