"Uma pá de ocupação": ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016)

Autores

  • Bárbara Virgínia Groff da Silva SEDUCRS - Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Cristiano Hass da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.27072

Palavras-chave:

Educação, Juventudes, Ocupações, Escolas Ocupadas

Resumo

O estudo analisa a ocupação das escolas secundárias no estado do Rio Grande do Sul (Brasil) ocorridas em 2016, atentando para a atuação e o protagonismo dos jovens secundaristas. Utiliza-se o conceito “juventudes” pois os sujeitos são heterogêneos e plurais, membros de diferentes culturas e grupos identitários. A atuação juvenil é pensada como parte de um processo mundial onde os jovens vêm desenvolvendo significativo papel nas sociedades onde se inserem. A metodologia empregada consiste em revisão bibliográfica, análise de mídias utilizadas pelos jovens bem como de cartilhas para ocupação. Os referenciais teóricos estão relacionados ao estudo das juventudes e os resultados são parciais, abordando a atuação dos jovens envolvidos a partir da veiculação em canais como Facebook e Whatsapp.

Palavras-chave: Juventudes; Escolas Ocupadas; Atuação Juvenil

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.27072

Biografia do Autor

Bárbara Virgínia Groff da Silva, SEDUCRS - Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul.

Eduardo Cristiano Hass da Silva

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

22-05-2017

Como Citar

Groff da Silva, B. V., & Hass da Silva, E. C. (2017). "Uma pá de ocupação": ocupações escolares e atuação juvenil no Rio Grande do Sul (2016). Revista Teias, 18(50), 228–244. https://doi.org/10.12957/teias.2017.27072