Quem precisa de Educação Anti-Racista? Uma discussão sobre o papel dos professores no combate ao racismo e a discriminação em sala de aula.

Autores

  • Diego da Costa Vitorino Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP- Araraquara

Resumo

Pense num Cursinho Pré-Vestibular no Brasil. Apesar dos Cursinhos serem algo tão corriqueiro na vida dos estudantes brasileiros que pretendem ingressar nas universidades públicas e privadas, a análise demonstrou que eles são o palco da disputa política da população afrobrasileira para alcançar os bancos universitários. O trabalho apresenta a proposta político-pedagógica do “Cursinho Pré-Vestibular para Negros e Carentes” elaborada por professores e coordenadores da ONG FONTE, cuja principal meta é a inserção dessa população no ensino superior. A pesquisa desvela que a capacitação dos educadores para o trabalho com a questão do combate ao racismo, acaba criando uma pedagogia anti-racista, muito atenta aos atos de discriminação e preconceito em sala de aula.

Biografia do Autor

Diego da Costa Vitorino, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP- Araraquara

Graduação em Ciências Sociais pela Unesp - Campus Araraquara. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar do Depto. de Ciências da Educação nas áreas da Sociologia da Educação e Política Educacional, Políticas de Ação-Afirmativa e População Afro-brasileira

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Publicado

28-12-2011

Como Citar

Vitorino, D. da C. (2011). Quem precisa de Educação Anti-Racista? Uma discussão sobre o papel dos professores no combate ao racismo e a discriminação em sala de aula. Revista Teias, 12(26), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24215

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua