Adolescência e juventude no ensino fundamental: signifixações no contexto da prática curricular

Autores

  • Miriam Soares Leite Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ

Resumo

Neste trabalho, com base nas proposições da teoria do discurso acerca dos processos sociais de significação e de identificação, conforme desenvolvida pelos cientistas políticos Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, discute-se o contexto da prática curricular – este definido, por sua vez, segundo a teorização de Stephen Ball acerca do ciclo contínuo das políticas curriculares – a partir de estudo de caso realizado em escola da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. Neste contexto, problematizam-se, mais especificamente, os registros de identificações do aluno das séries finais do ensino fundamental, bem como jogos de poder e efeitos de realidade que se relacionavam com tais articulações.

Biografia do Autor

Miriam Soares Leite, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ

Professora da Faculdade de Educação e do ProPEd da UERJ, onde pesquisa na linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura.

Downloads

Publicado

08-08-2010

Como Citar

Leite, M. S. (2010). Adolescência e juventude no ensino fundamental: signifixações no contexto da prática curricular. Revista Teias, 11(22), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24115

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua