ANÁLISE COMPARATIVA DE MAPEAMENTOS DO USO E COBERTURA A PARTIR DE IMAGENS LANDSAT-8 E SENTINEL-2 ATRAVÉS DO ALGORITMO RANDOM FOREST NA PLATAFORMA GOOGLE EARTH ENGINE
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2023.76109Resumo
Com o advento do sensoriamento remoto, surgiram técnicas de mapeamento que contribuíram para o monitoramento e compreensão das mudanças que ocorrem no espaço geográfico, as análises de Cobertura e Uso da Terra aparecem como um estudo indispensável no entendimento dos fenômenos responsáveis por provocar essas mudanças. Itaboraí é um município localizado no leste metropolitano do estado do Rio de Janeiro e, desde o anúncio da implantação do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), a cidade passou por diversas transformações em sua paisagem. Obras de infraestrutura urbana começaram a ser construídas e pessoas de outras cidades passaram a migrar para o município em virtude da demanda de mão-de-obra. O presente trabalho tem como objetivos verificar a precisão de mapeamentos de Cobertura e Uso da Terra dos satélites Landsat 8 (OLI) e Sentinel-2 (MSI) no ano de 2020, a fim de identificar as principais diferenças que podem ser percebidas ao adotar esses diferentes sensores para o município. As classificações foram feitas na plataforma gratuita do Google Earth Engine (GEE). Como resultados foi possível verificar algumas diferenças nas classificações do Landsat 8 (OLI) e do Sentinel-2 (MSI), principalmente nas classes de agropasto e infraestrutura urbana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-07-26
Como Citar
DA SILVA, Rodrigo Gomes; LIRA, Felipe Fidelis; PIMENTEL, Jonas Ramos; CRUZ, Carla Bernadete Madureira. ANÁLISE COMPARATIVA DE MAPEAMENTOS DO USO E COBERTURA A PARTIR DE IMAGENS LANDSAT-8 E SENTINEL-2 ATRAVÉS DO ALGORITMO RANDOM FOREST NA PLATAFORMA GOOGLE EARTH ENGINE. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 19, n. 2, p. 61–79, 2023. DOI: 10.12957/tamoios.2023.76109. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/76109. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
JGEOTEC - Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.