Uso do Google Sala de Aula no Ensino-Aprendizagem de Anatomia Humana
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53753Parole chiave:
Anatomia Regional, Aprendizagem ativa, Ensino à distância, Ambiente virtual de aprendizagem, Projeto de Tecnologia de Informação e ComunicaçãoAbstract
Existe um afunilamento cada vez mais crescente dos limiares entre educação e tecnologias. As mudanças vivenciadas são constantes e rápidas, principalmente nas áreas da comunicação e saúde. O objetivo do presente trabalho é conhecer como as tecnologias da informação e comunicação influenciam o ensino-aprendizagem da Anatomia Humana no curso de graduação em Enfermagem. Pesquisa prospectiva com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis. A análise de dados por meio de questionários e descrevendo as etapas do desenvolvimento e implementação do ambiente virtual de aprendizagem. Desenvolvido em uma instituição de ensino superior de grande porte do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados usando-se estatística descritiva, cálculos de frequência e outras medidas que se mostraram importantes no momento da análise. A amostra inicial de 16 alunos participantes da pesquisa, 75% já conhecem o ambiente virtual de aprendizagem e 56,25% conhecem a ferramenta Google Sala de Aula, mas não a utilizam em suas aulas. Nos questionários, 75% julgaram que as metas foram alcançadas e 75% relataram que os conteúdos expostos estavam “dentro do esperado” e “maior que o esperado”. Concluímos que o ambiente virtual de aprendizagem é uma ferramenta importante para o ensino-aprendizagem de Anatomia Humana.
Este Artigo é derivado da dissertação de Mestrado intitulada: Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino-aprendizagem de Anatomia Humana de 2019.
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