Construção e validação de material educativo sobre tratamento farmacológico da Leucemia Mieloide Crônica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.55657

Mots-clés :

Materiais educativos e de divulgação, Assistência farmacêutica, Proteínas tirosina quinases, Leucemia mielogênica crônica BCR-ABL positiva.

Résumé

A Leucemia Mieloide Crônica é uma doença hematológica caracterizada pela proliferação de leucócitos. O tratamento é feito por medicamentos administrados por via oral, porém pode ocorrer falha na adesão. Logo, ações educativas são importantes para conscientizar o paciente sobre o uso adequado destes medicamentos. O objetivo do estudo foi elaborar um material educativo com enfoque no tratamento da Leucemia Mieloide Crônica. Inicialmente verificou-se a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes do Ambulatório de Onco-hematologia (n=36) aplicando a Escala de Adesão Terapêutica de Morisky (MMAS-8). Em seguida foi elaborada uma versão preliminar do material educativo com participação dos pacientes (n=10) e profissionais da área de saúde (n=10). Os participantes contribuíram na definição dos temas e posteriormente na validação do material educativo com relação ao conteúdo, linguagem, ilustrações, layout, motivação e cultura. Os itens que atingiram 80% de concordância foram considerados validados. Os resultados mostraram que a adesão dos pacientes ao tratamento merece investimentos e os avaliadores trouxeram importantes contribuições para a construção de um material sucinto, claro e com ilustrações. Os pacientes com Leucemia Mieloide Crônica merecem atenção em relação a realização de atividades educativas que possam contribuir com maiores esclarecimentos sobre a doença e também sobre a importância da adesão ao tratamento. Dessa forma, o material produzido nesse estudo, com a utilização de questionários validados na literatura e com a participação de especialistas na área, poderá ser utilizado como ferramenta para a realização de ações de “Educação em Saúde”, podendo auxiliar na otimização das taxas de adesão ao tratamento farmacológico.

Bibliographies de l'auteur-e

Vanessa Casagrande, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Doutoranda do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) pela  Faculdade de Medicina de Botucatu: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Maria Angélica Spadella, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela UNICAMP, Campinas, São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Envelhecimento. Disc. Embriologia Humana, Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, São Paulo, Brasil.

Eduardo Federighi Baisi Chagas, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Programa de Pós-Graduação em Interações Estruturais e Funcionais em Reabilitação, Universidade de Marília (UNIMAR), Marília - São Paulo – Brasil; Programa de Pós-Graduação - Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, São Paulo, Brasil.

Osni Lázaro Pinheiro, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Mestre em Ciências Biológicas – Área de Concentração: Farmacologia. Doutor em Ginecologia e Obstetrícia. Docente da Disciplina de Farmacologia, Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, Marília, São Paulo, Brasil.

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Publié-e

2022-01-27

Comment citer

Casagrande, V., Spadella, M. A., Chagas, E. F. B., & Pinheiro, O. L. (2022). Construção e validação de material educativo sobre tratamento farmacológico da Leucemia Mieloide Crônica. Revista Sustinere, 9(2), 731–745. https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.55657

Numéro

Rubrique

MATERIAL DIDÁTICO