Percepção de discentes acerca do uso das redes sociais como ferramenta de ensino nas monitorias de biologia celular e bioquímica para estudantes de cursos da saúde: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.64362Palabras clave:
COVID-19, Ensino Remoto, Avaliação Educacional, Ciências da Saúde, Tecnologia da Informação.Resumen
O estudo objetiva relatar a experiência de discentes que atuaram como monitores no projeto “Expansão da Monitoria Virtual em Bioquímica e Biologia Celular: a criação de vídeos e a utilização de redes sociais como ferramentas didático-pedagógicas”, o qual utilizou as redes sociais como estratégia de ensino nas disciplinas de Bioquímica e Biologia Celular, ofertadas aos cursos de graduação da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). Houve a criação de materiais didáticos visuais em formato de publicações, utilizando a plataforma de design Canva®, os quais, posteriormente, foram publicados na rede social Instagram®, por meio do perfil “@meetabolizando”. Além das publicações, foram elaborados guias de estudos, bem como quizzes na plataforma de gamificação Kahoot®, e estabelecidos plantões de dúvidas utilizando a rede social WhatsApp® e a plataforma de videochamadas Google Meet®. Como resultados, o projeto de ensino produziu publicações como conteúdo para Instagram®, onde os discentes participaram por meio de curtidas e salvando as publicações, bem como participação nos quizzes, enquetes e plantões de dúvidas. Os resultados corroboram com os achados na literatura, que sugerem que as metodologias ativas tornam o discente protagonista do seu próprio aprendizado, e não somente agente passivo da construção de sua formação acadêmica. As estratégias utilizadas pelo projeto de monitoria contribuíram para a construção do conhecimento e rendimento nas disciplinas, bem como para a formação acadêmica dos discentes, despertando o interesse pela docência.
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