Metodologias ativas de aprendizagem sobre anomalia craniofacial: o agente comunitário de saúde como formador de saberes
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.51441Palabras clave:
Educação, SaúdeResumen
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) constituindo um vínculo com a comunidade e o serviço de saúde, com isso faz necessário constantes atualizações sobre novas temáticas para atuarem na promoção e prevenção de saúde, sendo uma delas a anomalia craniofacial. Objetivo: Verificar a efetividade de um programa de aprimoramento com ACS utilizando metodologias ativas sobre anomalia craniofacial. Método: Trata-se de um relato de experiência de aprimoramento na temática de anomalia craniofacial, com pré e pós teste em grupo único. O aprimoramento foi realizado em dois encontros utilizando a metodologia ativa como, Metodologia da Problematização e TBL e um material virtual disponibilizado pelo Projeto Crânio-face Brasil de Bauru/SP. Os temas abordados foram: conceito sobre anomalia craniofacial, as causas, condutas de prevenção e tratamento. Para analisar o aproveitamento do aprimoramento pelos participantes foi aplicado um questionário pré e pós com perguntas sobre os assuntos abordados no decorrer do estudo. Resultados: A casuística constou de 27 ACS de Recife/PE correspondente as Unidades Básica de Saúde participantes vinculadas ao Hospital do IMIP. Os cursistas apresentaram um alto percentual de ocorrência de erros no questionário aplicado previamente ao aprimoramento em todo o grupo, sendo notório uma diminuição pós. Conclusões: Os resultados deste estudo comprovam êxito no aprimoramento com utilização de metodologias ativas proposto para os ACS sobre a temática da anomalia craniofacial.
Palavras- chaves: Agentes Comunitário de Saúde, Anomalia craniofacial, Aprimoramento, Educação em Saúde.
Citas
ALVARENGA, K. F.; BEVILACQUA, M. C.; MARTINEZ, M. A. N. S.; MELO, T. M.; BLASCA, W. Q.; TAGA, M. F. L.. Proposta para capacitação de agentes comunitários de saúde em saúde auditiva. Pró-fono Revista de Atualização Científica, v. 20, n. 3, p. 171-176, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872008000300006.
ARAÚJO, E. S.; JACOB-CORTELETTI, L. C. B.; ABRAMIDES, D. V. M.; ALVARENGA, K. F.. Capacitação de agentes comunitários de saúde na área de saúde auditiva infantil: retenção da informação recebida. Revista Cefac, v. 17, n. 2, p. 445-453, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201511913.
BERBEL, N. A. N.. Metodologia da Problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: BERBEL, N. A (org.). Metodologia da problematização – fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL, 1999.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html>. Acesso em: 30 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. O trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009 a. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2020.
COLARES, K.T.P.; OLIVEIRA, W.. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2019. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910.
COSTA, T.L.; SOUZA, O. M. V.; CARNEIRO, H. A.; NETTO, C. C.; PEGORARO-KROOK, M. I.; DUTKA, J. C. R.. Material multimídia para orientação dos cuidadores de bebês com fissura labiopalatina sobre velofaringe e palatoplastia primária. Codas, v. 28, n. 1, p. 10-16, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20162014126.
DIAS, R. S.; MARQUES, A. F. H.; DINIZ, P. R. B.; SILVA, T. A. B.; COFIEL, L.; MARIANI, M. M. C.; SALGADO, C. L.; OLIVEIRA, A. E. F.; MIGUEL FILHO, E. C.; WEN, C. L.. Telemental health in Brazil: past, present and integration into primary care. Archives Of Clinical Psychiatry, v. 42, n. 2, p. 41-44, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0101-60830000000046.
DINIZ, P.R.B.; SALES, F. J. R.; NOVAES, M. A.. Providing Telehealth Services to a Public Primary Care Network: the experience of redenutes in pernambuco, brazil. Telemedicine And E-health, v. 22, n. 8, p. 694-698, 2016. http://dx.doi.org/10.1089/tmj.2015.0209.
GARCIA, R.M.; BAPTISTA, R.. Educação a distância para a qualificação dos profissionais do sus: perspectivas e desafios. Baiana Saúde Pública, v. 31, n. 1, p.70-78, 2007.
GARIB, D. G.; Alencar, B. M.; Ferreira, F. V.; Ozawa, T. O.. Anomalias dentárias associadas: o ortodontista decodificando a genética que rege os distúrbios de desenvolvimento dentário. Dental Press J. Orthod., v. 15, n. 2, p.138-157, 2010.
GODOY, S.C.B.; GUIMARÃES, E. M. P.; ASSIS, D. S. S.. Evaluation of the training of nurses in basic health units through telenfermagem. Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 148-155, 2014. http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140022.
KRUG, R.R.; VIEIRA, M. S. M.; MACIEL, M. V. A.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, F. C. F.; KOCH, M. C.; GROSSEMAN, S.. O “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 602-610, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00452015.
MACIAZEKI-GOMES, R.C.; SOUZA, C. D.; BAGGIO, L.; WACHS, F.. O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da educação popular em saúde: possibilidades e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 5, p. 1637-1646, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015215.17112015.
MARCH OF DIMES BIRTH DEFECTS FOUNDATION (MDBDF). March of dimes global report on birth defects: the hidden toll of dying and disabled children. (Org.). Christianson, A.; Howson C.P.; Modell, B. New York, p. 8-53, 2006. Disponível em: <https://www.marchofdimes.org/global-report-on-birth-defects-the-hidden-toll-of-dying-and-disabled-children-full-report.pdf>. Acesso em: 2 nov. 2019.
MONLLEÓ, I.L.; MENDES, L.G.A.; GIL-DA-SILVA-LOPES, V.L. Manual de cuidados de saúde e alimentação da criança com fenda oral. (Org.). Projeto crânio-face Brasil. São Paulo, p. 1-23, 2014. Disponível em: <https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/paganex/manual_fof_final.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2019.
NASCIMENTO, C.M.B.; LIMA, M. L. L. T.; SOUSA, F. O. S.; NOVAES, M. A.; GALDINO, D. R.; SILVA, É. C. H.; LEITÃO, G. G. S.; SILVA, T. P. S.. Telefonoaudiologia como estratégia de educação permanente na atenção primária à saúde no Estado de Pernambuco. Revista Cefac, v. 19, n. 3, p. 371-380, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201719314716.
NEVES, L.E.S.. Educational Strategy for Community Health Agents in the City of Recife: knowing Craniofacial Anomalies. Latin Am J Telehealth, v. 3, n. 4, p.256-260, 2017.
NEVES, L.E.S.; OLIVEIRA, A.A.; SILVA, BH.; MELO, D.B.; COUTO, J. M. L. A.; BARROS, N. C. G.; FIGUEIRA, M. A. S.; PEREIRA, R. M.. Use of media resources as educational strategy for the training of community health agents in craniofacial anomalies. Atin Am J Telehealth, v. 1, n. 5, p.28-32, 2018.
OLIVEIRA, B.L.C.A.; LIMA, S. F.; RODRIGUES, L. S.; PEREIRA JÚNIOR, G.A.. Team-Based Learning como Forma de Aprendizagem Colaborativa e Sala de Aula Invertida com Centralidade nos Estudantes no Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 86-95, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180050.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Nascidos com defeitos congênitos: histórias de crianças, pais e profissionais de saúde que prestam cuidados ao longo da vida. Organização Pan-Americana da Saúde- Brasil, 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6117:nascidos-com-defeitos-congenitos-historias-de-criancas-pais-e-profissionais-de-saude-que-prestam-cuidados-ao-longo-da-vida&Itemid=820>. Acesso em: 3 jan. 2020.
PAULA, M.C.; VIANNA, K. M. P.. Agravos fonoaudiológicos sob a ótica do agente comunitário de saúde. Revista Cefac, v. 19, n. 2, p. 221-232, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171921016.
PERUZZO, H.E.; BEGA, A. G.; LOPES, A. P. A. T.; HADDAD, M. C. F. L.; PERES, A. M.; MARCON, S. S. The challenges of teamwork in the family health strategy. Escola Anna Nery, v. 22, n. 4, p.1-9, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0372.
PINTO, L.F.; GIOVANELLA, L.. Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 23, p.1903-1913, 2018.
SANTOS, K.T.; SALIBA, N. A.; MOIMAZ, S. A. S.; ARCIERI, R. M.; CARVALHO, M. L.. Agente comunitário de saúde: perfil adequado a realidade do Programa Saúde da Família? Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, p.1023-1028, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000700035
SOUSA, L.C.; MORAES, M. C. A. F.; SOUZA, C. D. R.; SILVA, H.; SILVA, É. G.; REIS, L. C. S.; SILVA, P. P.; MAXIMINO, L. P.. Ambiente virtual de aprendizagem: contribuições da terapia ocupacional a pais e familiares na assistência de crianças com anomalias craniofaciais. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 25, n. 2, p.255-266, 2017. http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0926.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en la revista pertenecen a Revista SUSTINERE de su (s) en cuestión (s) autor (s), con primeros derechos de publicación otorgados a la Revista SUSTINERE.
Los artículos publicados son de acceso público, de uso gratuito, con la asignación obligatoria de autoría original, de acuerdo con el modelo de licencia Creative Commons 4.0, aprobada por la revista.