Educación permanente en salud e interfaz con la gestión del cuidado

Autores/as

  • Maria Antonia Ramos Costa Enfermeira- Doutora em Enfermagem. Docente adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6656-3864
  • Verusca Soares de Souza Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3305-6812
  • Gabriella Michel dos Santos Benedetti Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil.
  • Elen Ferraz Teston Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6835-0574
  • Laura Misue Matsuda Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente associada da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4280-7203
  • Verônica Francisqueti Marquete Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0002-8070-6091

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.30708

Palabras clave:

Educación en Enfermería, Gestión en Salud, Educación Continua, Toma de Decisiones.

Resumen

El enfermero debe adoptar la práctica administrativa gerencial durante los procesos de toma de decisión, buscando el logro de mejores resultados asistenciales, con la utilización de la educación permanente en salud para que ocurra la producción del conocimiento entre el equipo, con base en los problemas vivenciados, calificando y formando el equipo. Se objetivó analizar la percepción de enfermeros sobre el uso de la Educación Permanente en Salud en la gestión del cuidado. Se trata de un estudio exploratorio, descriptivo, abordaje cualitativo, en el que participaron 15 enfermeros supervisores de un hospital público del sur de Brasil. Los datos fueron recolectados de mayo a julio de 2014, por medio del Círculo de Cultura. De los resultados del análisis surgieron dos ejes temáticos: Educación Permanente en Salud como estrategia para la mejora de la gestión del cuidado apuntó que la Educación Permanente consiste en una valiosa estrategia a la mejora de la gestión del cuidado y; Posibilidades y fragilidades en la operacionalización de la Educación Permanente en Salud, en el cual se constató la intención de los enfermeros en implantar la lógica de la Educación Permanente en la institución. Sin embargo, la gestión centralizada, fue apuntada como factor que dificulta esa iniciativa. Se concluye que a pesar de las fragilidades institucionales y profesionales, los enfermeros perciben la Educación Permanente como estrategia potente a la mejora de la gestión del cuidado y aluden a implementarla en el servicio.

Biografía del autor/a

Maria Antonia Ramos Costa, Enfermeira- Doutora em Enfermagem. Docente adjunta da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1986), graduação em Licenciatura em Ciências (1989), especialização em Saúde Publica pela Universidade São Camilo(1991) e mestrado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é Diretora do Centro de Ciências da Saúde, diretor de Pós-graduação da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e Professora Adjunto da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR- Campus Paranavaí-Pr . Tem experiência na área de Educação na Enfermagem, atuando especialmente nas áreas de graduação e pós-graduação, educação permanente de profissionais de saúde, atenção a saúde e gestão do cuidado. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq e membro do Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa, Prática e esnino em gestão em saúde - NUPPEGES - UEM/CNPq.

Verusca Soares de Souza, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil.

Enfermeira (2010), Especialista em Enfermagem do Trabalho (2011), Mestre em Enfermagem (2015) e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2015 à 2018). Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí, nas disciplinas Anatomia Geral e Estágio Supervisionado na Administração da Assistência de Enfermagem. Tem experiência na área Hospitalar e Urgência e Emergência. Na pesquisa, atua principalmente com as temáticas gestão do cuidado à saúde e segurança do paciente. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde (NEPEMAAS UNESPAR/CNPq) e; Núcleo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde (NUPPEGES UEM/CNPq).

Gabriella Michel dos Santos Benedetti, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil.

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2007). Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2009). Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (2012). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (início em 2015). Atua como Docente do Colegiado de Enfermagem da UNESPAR - Campus de Paranavaí, ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica e Saúde Humana (para o curso de Ciências Biológicas). Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde da Família, Enfermagem Psiquiátrica, Oncologia e Cuidados Paliativos. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá e Núcleo de Estudos e, Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq.

Elen Ferraz Teston, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Paranavaí – PR, Brasil.

Enfermeira (2010), Mestre em Enfermagem (2012) e Doutora (2015) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA) e Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Saúde Pública de Porto Alegre. Docente do colegiado de enfermagem da Universidade Estadual do Paraná ? campus Paranavaí e docente do Programa de Pós Graduação Lato sensu do Grupo Rhema. Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família - NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá e Núcleo de Estudos e, Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde -NEPEMAAS-UNESPAR/CNPq. Na pesquisa atua principalmente com as temáticas de doenças crônicas, assistência ao portador de diabetes mellitus, idoso e bebê de risco.

Laura Misue Matsuda, Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente associada da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Maringá – PR, Brasil

Possui Graduação em Enfermagem pela Fundação Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1982), Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. É docente dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem, atua na Linha de Pesquisa: Gestão em Saúde e em Enfermagem e; é líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e de Ensino em Formação de Recursos humanos em Saúde (NEFORHUS), cadastrado no Diretório do CNPq, desde 2002 e do Núcleo de Pesquisa, Prática e Ensino em Gestão em Saúde (NUPPEGES), certificado em agosto de 2015.

 

Verônica Francisqueti Marquete, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Enfermagem na Universidade Estadual do Paraná- campus Paranavaí- UNESPAR. Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá- UEM.

Citas

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Publicado

2018-07-19

Cómo citar

Costa, M. A. R., Souza, V. S. de, Benedetti, G. M. dos S., Teston, E. F., Matsuda, L. M., & Marquete, V. F. (2018). Educación permanente en salud e interfaz con la gestión del cuidado. Revista Sustinere, 6(1), 37–51. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.30708

Número

Sección

ARTIGOS (Artículos)