Integración enseña-servicio-comunidad en la perspectiva de la reorientación de la formación en salud

Autores/as

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maira Tellechea da Silva Unochapecó
  • Maria Elisabeth Kleba Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30559

Palabras clave:

Enseñanza, Atención Primaria a la Salud, Sistema Único de Salud, Integración docente asistencial

Resumen

La propuesta de la integración enseñanza-servicio-comunidad se orienta por los presupuestos conceptuales que incorporan el proceso de educación a la transformación social, con base en las necesidades de los sujetos, en el marco de su contexto histórico y social. El estudio presenta como objetivo identificar resultados producidos por la implementación de los programas interministeriales (Ministerios de Salud y Educación) Pró-Saúde y Pet-Saúde en la integración enseñanza-servicio, de acuerdo con la mirada de profesionales y gestores. Estudio de caso realizado en el municipio de Chapecó / SC, cuyos datos fueron recolectados por medio de grupos focales. La integración enseñanza-servicio está, en gran medida, presente en el pensamiento y en el trabajo de los profesionales y de los gestores, los cuales se entienden como (co) responsables en el proceso de reorientación de la formación. Sin embargo, la mayoría de los actores mencionan dificultades para participar en las acciones y demandas de la Institución de Enseñanza, sea por el exceso de trabajo, sea por falta de estímulos o aún por desconocimiento de lo que implica el proceso de formación en la salud.

Biografía del autor/a

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2014). Mestre em Saúde Pública pela UFSC/2005. Graduada em Enfermagem pela UFSC/1998. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UDESC, na graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Representante das Universidades junto à Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) do Estado de SC. Diretora de Pesquisa da ABEN-SC. Vice-lider do grupo de pesquisa Estudos sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC) e membro do Grupo de Pesquisa Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN/UFSC). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Formação em Saúde e Enfermagem, Educação Permanente em Saúde e Promoção da Saúde.

Maira Tellechea da Silva, Unochapecó

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, estágio curricular, gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Violências, saúde mental, políticas públicas e saúde coletiva. Coordenadora do PET-saúde da Família entre 2009 a 2012, coordenadora adjunta do Pró-saúde Unochapeco-SESAI (SC). Coordenadora Institucional do PROVAB - Unochapecó entre 2012 e 2016.

Maria Elisabeth Kleba, Unochapecó

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Filosofia - Universitat Bremen (2000), convalidado pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSC, especialização em Ativação de Mudanças na Formação Profissional em Saúde pela ENSP/Fiocruz (2006) e pós doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professor da Area de Ciências da Saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado Profissional) e em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Políticas Públicas, bem como na área da Educação, com ênfase no Ensino em Saúde e em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão em saúde; participação comunitária e controle social; educação e ensino na saúde; metodologias participativas na produção do conhecimento. Foi Coordenadora dos projetos aprovados pela Unochapecó nos editais do Ministério da Saúde: Pró-Saúde e Pró-PET-Saúde, de 2006 a 2015. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Participação Social e é membro da International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR), desde 2012. Participa ainda como membro da Rede-Roda de Conversas: Diálogos sobre metodologias de pesquisa-ação participativa, que tem reunido pesquisadores para compartilhar e construir conhecimentos e experiências, fortalecendo essa abordagem de pesquisa no Brasil.

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Publicado

2018-01-16

Cómo citar

Vendruscolo, C., da Silva, M. T., & Kleba, M. E. (2018). Integración enseña-servicio-comunidad en la perspectiva de la reorientación de la formación en salud. Revista Sustinere, 5(2), 245–259. https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.30559

Número

Sección

ARTIGOS (Artículos)