Avaliação do conhecimento sobre a pandemia Covid-19 entre estudantes de graduação do interior do estado Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.50821Palavras-chave:
Covid-19, Coronavírus, Estudantes, Graduação, Conhecimento.Resumo
Esse estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento sobre a pandemia do Covid-19 entre estudantes de graduação da área da saúde. Configura-se como um estudo transversal, do tipo pesquisa de opinião pública, realizado com estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia do campus da UFRN no município de Santa Cruz. A amostra foi composta por os 282 estudantes, a coleta ocorreu por formulários eletrônicos no Google forms®, divulgado através das mídias sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram). Foi realizada análise bivariada utilizando o teste Qui-quadrado e exato de Fischer. Os estudantes possuem um conhecimento adequado acerca da doença, a maior parte disse ter recebido orientação, conhece a paramentação adequada para prevenção, acha que sua saúde mental está prejudicada e acredita que a suspensão das aulas trará impacto no seu desenvolvimento acadêmico. A média de acertos sobre os aspectos biológicos foi de 6,57, enquanto dos aspectos epidemiológicos foi de 3,10. Não houve diferença significativa quando comparado entre os cursos. O conhecimento dos estudantes sobre o Covid-19 foi considerado regular. Esses resultados apontam para a necessidade das atualizações diárias sobre a doença entre os estudantes.
Referências
ARAÚJO, F.J.O; LIMA, L.S.A; CIDADE, P.I.M; NOBRE, C.B; NETO, M.L.R. Impact Of Sars-Cov-2 And Its Reverberation In Global Higher Education And Mental Health. Psychiatry Research, p. 112977, 2020. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0165178120307009?casa_token=GK5sJjctxEQAAAAA:689a3iGCuPOZUynoOcd-j9nc_RZfj_DAtCckCC5iW9v42QsvpAsy3gFH1FqNIbohggeB_7ARSUo>. Acesso em: 05 mai. 2020.
BHAGAVATHULA, A.S; ALDHALEEI, A; RAHMANI, J; MAHABADI, M.A; BANDARI, D.K. Novel Coronavirus (COVID-19) Knowledge and Perceptions: A Survey on Healthcare workers. medRxiv, 2020. Disponível em: < https://www.medrxiv.org/content/medrxiv/early/2020/03/16/2020.03.09.20033381.full.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2020.
CRODA, J; OLIVEIRA, W.K.D; FRUTUOSO, R.L; MANDETTA, L.H; SILVA, D.C.B; SOUSA, J.D.B; LACERDA, M.V.G. COVID-19 in Brazil: advantages of a socialized unified health system and preparation to contain cases. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 53, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0037-86822020000101000&script=sci_arttext>. Acesso em: 05 mai. 2020.
DONG, E; DU, H; GARDNER, L An interactive web-based dashboard to track COVID-19 in real time. The Lancet infectious diseases, v.20, n.5, p.533-534, 2020. Disponível em: < https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30120-1/fulltext>. 05 mai. 2020.
GARCIA, L.P; DUARTE, E. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento à epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde. v.29. n.2, 2020. 29:2.
GELDSETZER, P. Use of Rapid Online Surveys to Assess People's Perceptions During Infectious Disease Outbreaks: A Cross-sectional Survey on COVID-19. Journal of medical Internet research, v. 22, n. 4, p. e18790, 2020. Disponível em: < https://www.jmir.org/2020/4/e18790/>. Acesso em: 05 mai. 2020.
GUAN, W; NI, Z.Y; HU, Y; LIANG, W.H; OU, C.Q; HE, J.X; DU, B. Clinical characteristics of 2019 novel coronavirus infection in China. MedRxiv, 2020. Disponível em: < https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.06.20020974v1>. Acesso em: 05 mai. 2020.
HALE, T; WEBSTER, S. Oxford COVID-19 government response tracker. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2020.
KHAN, S; KHAN, M; MAQSOOD, K; HUSSAIN, T. E; ZEESHAN, M. Is Pakistan prepared for the COVID‐19 epidemic? A questionnaire‐based survey. Journal of Medical Virology, 2020. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jmv.25814>. Acesso em: 05 mai. 2020.
LAI, C.C; SHIH, T.P; KO, W. C; TANG, H. J; HSUEH, P.R. Severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and corona virus disease-2019 (COVID-19): the epidemic and the challenges. International journal of antimicrobial agents, p. 105924, 2020. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924857920300674?casa_token=QFypNn95N2AAAAAA:zbJd0eCMZISJtdgCHc3FaQb9r4QlPOPBQWaS5sRrkDHRgqXiVcoxFKERDXbRf7eEsv0dG0JQDrQ>. Acesso em: 05 mai. 2020.
LI, Q; GUAN, X; WU, P; WANG, X; ZHOU, L; TONG, Y; XING, X. Early transmission dynamics in Wuhan, China, of novel coronavirus–infected pneumonia. New England Journal of Medicine, v.382, p.1199-1207, 2020. Disponível em: < https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2001316>. Acesso em: 05 mai. 2020.
ROTHMAN, K; GREENLAND, S; LASH, T. Epidemiologia Moderna-3ª Edição. Artmed Editora. 2016.
Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Boletim Epidemiológico. 2020. Disponível em: <http://www.saude.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=230053&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA10>. Acesso em: 28 abr. 2020.
THE WORLD UNIVERSITY RANKINGS, 2020. Universities brace for lasting impact of coronavirus outbreak. Disponível em: <https://www.timeshighereducation.com/news/universities-brace-lasting-impact-coronavirus-outbreak>. Acesso em: 05 mai. 2020.
UNESCO, 2020. COVID-19 educational disruption and response. 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures>. Acesso em: 05 mai. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Situation Report – 98. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200427-sitrep-98-covid-19.pdf?sfvrsn=90323472_4>. Acesso em: 05 mai. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Novel coronavirus (COVID-19) situation. Disponível em: https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd>. Acesso em: 05 mai. 2020.
YIN, Y; WUNDERINK, R.G. MERS, SARS and other coronaviruses as causes of pneumonia. Respirology, v. 23, n. 2, p. 130-137, 2018. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/resp.13196>. Acesso em: 05 mai. 2020.
ZHONG, B.O; LUO, W; LI, H.M; ZHANG, Q.Q; LIU, X.G; LI, W.T; LI, Y. Knowledge, attitudes, and practices towards COVID-19 among Chinese residents during the rapid rise period of the COVID-19 outbreak: a quick online cross-sectional survey. International Journal of Biological Sciences, v. 16, n. 10, p. 1745, 2020. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7098034/>. Acesso em: 05 mai. 2020.
ZHU, N; ZHANG, D; WANG, W; LI, X; YANG, B; SONG, J; NIU, P. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. New England Journal of Medicine, n.382, p.727-733, 2020. Disponível em: < https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2001017>. Acesso em: 05 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.