Potentialities of the Independent Media as a didactic reference in High School to combat environmental racism

Authors

  • Elissandro dos Santos Santana Atualmente, sou colunista do Portal Desacato, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Revisor da Revista Latinoamérica.

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33785

Keywords:

Independent Media, Didactic Reference, Secondary education, Environmental Racism

Abstract

This is a research suggestion regarding the potential of the independent communication media as a didactic reference in Middle School for a critical training in the fight against injustice and environmental racism. As a suggestive proposal of research, the chosen object of study was the CIEPS - Integrated Education Complex of Porto Seguro and the basic level of execution was the Middle School, but the choice could be another totally different one, given that the research could be carried out in any school space, level, period and year of the Fundamental and Middle Teaching of Brazilian Basic Education. It should be noted that the work in question, in addition to contributing to new perspectives of analysis in regard to the art of the proposed topic, is configured as a locus for reflection on the processes and research paths that may be developed in a proposal of scientific research and emerges as an opportunity for the scientific literacy of graduates and postgraduates with difficulties for the elaboration of research proposals for postgraduate selections throughout the country. For the elaboration of the whole discussion, some initial considerations about the importance of the research proposal, theoretical references that could substantiate the research, a possibility of research problem, demonstrations and procedures for conducting the action research, probable product final and expected results.

Author Biography

Elissandro dos Santos Santana, Atualmente, sou colunista do Portal Desacato, professor da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes e Revisor da Revista Latinoamérica.

Mestrado em Letras, Área de Concentração em Linguagem: Língua e Literatura, Linha de Pesquisa: Ensino de Linguagens, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (interrompido); Licenciado em Letras, Língua Estrangeira Moderna, com habilitação em Língua e Literatura Espanhola, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Espanhola, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador - FTC; Especialista em Linguística e Ensino de Língua Materna e Estrangeira, pelo Centro Universitário UNISEB e pós-graduando dos cursos, a saber: Especialização em Sustentabilidade, desenvolvimento e gestão de projetos sociais, pelo Centro Universitário UNISEB e especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Uniseb. Na experiência com a educação superior, lecionei nos quatro cursos de graduação, a saber: Licenciatura em Letras Vernáculas, Licenciatura em Letras Vernáculas com Língua Inglesa, Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia, trabalhando com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa - conteúdo e método, Sintaxe do Período Simples, Inglês Instrumental I, Inglês Instrumental III, Análise do Discurso, Texto e Contexto, Comunicação Empresarial, Linguística Aplicada, Morfossintaxe, Sintaxe do Período Composto, Linguagem e Pensamento, Filologia e análise de documentos históricos e literários, Literatura greco-latina I, Literatura greco-latina II, Língua Latina, Fundamentos de Linguística e Filologia Românica. Durante a docência no âmbito da educação superior, orientei trabalhos de conclusão de curso e participei de bancas de conclusão de curso na condição de examinador. Ainda no que concerne à experiência com o ensino superior, atuei como analista universitário do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Campus XVIII da Universidade do Estado da Bahia, atuando diretamente com os professores e discentes da instituição envolvidos na iniciação científica do referido campus e, também, com atividades de extensão e ensino. Ademais, ministrei dois cursos de extensão em espanhol comunicativo, um curso de extensão na área de educação a distância e ofertei vários minicursos discutindo o ensino de língua materna e estrangeira na UNEB e na Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. Também é importante mencionar que participei de vários congressos, seminários e simpósios regionais, estaduais, nacionais e de um evento de caráter internacional. Além dessas questões, durante a minha atuação como analista universitário da UNEB, participei de comissões para eleições de membros docentes, discentes e técnicos administrativos, fui membro da comissão para elaboração do documento para reconhecimento do curso de licenciatura em história do campus XVIII e membro efetivo do Conselho Departamental do Campus XVIII. Também fui o vencedor do Primeiro Concurso Literário "Mi cuento favorito", promovido pelo Centro de Recursos Didácticos de Español de Salvador (CRDE) - Consejería de Educacion de España en Brasil e Embajada de España en Brasil, na categoria universitária, com o conto "Una rara Desaparición", disponível em: http://www.educacion.es/exterior/br/es/programas/centrosderecursos/rara.pdf. Atualmente, sou membro avaliador da Comissão Editorial do periódico científico Revista Letrando, ISSN 2317-0735, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES. Ademais, atuei, por um tempo, como Secretário Executivo da Diretoria da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto. Mantenedor do site de informações ambientais e de educação ambiental: pachamama.comunidades.net.

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Published

2018-07-19

How to Cite

Santana, E. dos S. (2018). Potentialities of the Independent Media as a didactic reference in High School to combat environmental racism. Revista Sustinere, 6(1), 201–214. https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.33785