Conceito da Comunicação na Formação dos Fonoaudiólogos no Ensino Público do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53891Palavras-chave:
Comunicação, Fonoaudiologia, Ensino Superior, Avaliação Educacional,Resumo
A área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo “comunicação” em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão “comunicação humana”, associado à expressão “tecnologias de comunicação e informação”, vinculado à expressão “comunicação verbal e não verbal”, associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional.
Referências
AGUIAR, A. C.; KALIL, I. R.; SILVEIRA, M.S. M.; BORGES, W.C.; MOTTA, P.H.F.M.; BORGES, G.C. O ensino da comunicação na formação profissional em saúde no Brasil: análise da literatura especializada posterior à homologação das diretrizes curriculares nacionais. Cadernos ABEM, [s. l.], v. 10, p. 69-77, 2014. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pediatria/Repositorio/seminarios/subsidios-bibliograficos/documentos-basicos/Aguiar_O_ensino_da_comunicacao_na_formacao_profissional_em_saude_no_Brasil_CadernosABEM_2014.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
BACHMANN, C.; ABRAMOVITCH, H.; BARBU, C.G.; CAVACO, A.M.; ELORZA, R.D.; HAAK, R.; LOUREIRO, E.; RATAJSKA, A.; SILVER-MAN, J.; WINTERBURN, S.; ROSENBAUM, M. A European consensus on learning objectives for a core communication curriculum in health care professions. Patient Education and Counseling, [s. l.], v. 93, n. 1, p. 18-26, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pec.2012.10.016. Acesso em: 10 jul. 2020.
BOISSY, A.; WINDOVER, A.; BOKAR, D.; KARAFA, M.; NEUENDORF, K.; FRANKEL, R.; MERLINO, J.; ROTHBERG, M. Communication skills training for physicians improves patient satisfaction. Journal of General Internal Medicine, [s. l.], v. 31, n. 7, p. 755-761, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26921153/. Acesso em: 10 fev. 2020.
BOMFIM, R.A. Competência profissional: uma revisão bibliográfica. Revista Organização Sistêmica, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1-18, 2012. Disponível em: https://www.uninter.com/revistaorganizacaosistemica/index.php/organizacaoSistemica/article/view/62/36. Acesso em: 10 abr. 2020.
BRAGA, J. L.; CALAZANS, R. Comunicação e educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.
BRASIL. Resolução CNE/CES n. 5, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 12, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES052002.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.
BURGOS, M.S.; ETGES, G.M.; SILVA, P.T.; ROCHA, D.; AGUIAR, S. Interdisciplinaridade e integração pesquisa, ensino e extensão na promoção da saúde: a comunicação social na saúde da comunidade e educação básica. Cinergis, [s. l.], v. 16, n. 4, p. 283-291, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i4.6939. Acesso em: 18 jun. 2020.
CÂMARA, R.H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 179-191, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020.
CAMARGO, B.V.; JUSTO, A.M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16. Acesso em: 5 mar. 2020.
CAPRARA, A.; FRANCO, A.L.S. The patient-physician relationship: towards humanization of medical practice. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 647-654, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1999000300023. Acesso em: 23 maio 2020.
CECCIM, R.B.; FEUERWERKER, L.C.M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, p. 1400-1410, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000500036. Acesso em: 13 jan. 2020.
CORREIA, T.M.; TELLES, M.W.P.; ARAÚJO, M.V.R. A formação em saúde coletiva na visão de estudantes de Graduação em fonoaudiologia da UFBA. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 30, n. 4, p. 679-687, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p679-687. Acesso em: 15 mar. 2020.
COSTA, A.R.C.; BENTO, A.V. Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n. 88, p. 663-680, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362015000300663&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2020.
DONATO, A.F.; GOMES, A.L.Z. O estudo da comunicação na formação dos profissionais de saúde: algumas questões e aproximações. Boletim do Instituto de Saúde, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 37-43, 2010. Disponível em: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-18122010000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 jun. 2020.
DROESCHER, F.D.; SILVA, E.L. O pesquisador e a produção científica. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 170-189, 2018. Disponível em: https://telematicafractal.com.br/revista/index.php/telfract/article/view/7. Acesso em: 18 jun. 2020.
ELLIS, W.R.; DIETZ, W.H. A new framework for addressing adverse childhood and community experiences: the building community resilience model. Academic Pediatrics, [s. l.], v. 17, n. 7S, p. S86–S93, 2017. Disponível em: https://www.academicpedsjnl.net/action/showPdf?pii=S1876-2859%2816%2930552-6. Acesso em: 15 jun. 2020.
FERIGOLLO, J.P.; KESSLER, T.M. Physiotherapy, speech, language and hearing sciences and occupational therapy: interdisciplinary practice in disorders of human communication. Revista CEFAC, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 147-158, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201719213816. Acesso em: 15 jun. 2020.
FERMINO, T.Z.; CARVALHO, E.C. A comunicação terapêutica com pacientes em transplante de medula óssea: perfil do comportamento verbal e efeito de estratégia educativa. Cogitare Enfermagem, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 287-295, 2007. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/10022/6883. Acesso em: 3 mar. 2020.
FERREIRA, M.A. A comunicação no cuidado: uma questão fundamental na enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 59, n. 3, p. 327-330, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000300014. Acesso em: 3 mar. 2020.
FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 5, p. 183-196, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000500010. Acesso em: 20 abr. 2020.
FRANCO, C.A.G.S.; CUBAS, M.R.; FRANCO, R.S. Currículo de medicina e as competências propostas pelas diretrizes curriculares. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 2, p. 221-230, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000200009. Acesso em: 10 mar. 2020.
FREY, K. Desenvolvimento sustentável local na sociedade em rede: o potencial das novas tecnologias de informação e comunicação. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, n. 21, p. 165-185, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-44782003000200011. Acesso em: 7 fev. 2020.
GARCIA, V.L. Formação do Fonoaudiólogo e sua atuação na área educacional. In: QUEIROGA, B.A.M.; ZORZI, J.L.; GARCIA, V.L. (org.). Fonoaudiologia educacional: reflexões e relatos de experiências. Brasília, DF: Kiron, 2015. p. 54-66.
KITSON, A.; MARSHALL, A.; BASSETT, K.; ZEITZ, K. What are the core elements of patient-centred care? A narrative review and synthesis of the literature from health policy, medicine and nursing. Journal of Advanced Nursing, [s. l.], v. 69, n. 1, p. 4-15, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2012.06064.x. Acesso em: 27 maio 2020.
KURTZ, S.; COOKE, L. Learner-centred communication training. In: KISSANE, D.; BULTZ, B.; BUTOW, P.; FINLAY, I. Handbook of communication in oncology and palliative care. New York: Oxford University Press, 2017. p. 61-70.
LEMOS, M. A integração ensino-serviço no contexto da formação do fonoaudiólogo: um relato de experiência da prática de ensino-aprendizagem no estágio de saúde coletiva. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 36, n. 4, p. 1068-1076, 2012. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2013/v36n4/a3797.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.
LEMOS, M.; BAZZO, L.M.F. Formação do fonoaudiólogo no município de Salvador e consolidação do SUS. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 5, p. 2563-2568, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500030. Acesso em: 10 jun. 2020.
MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). In: JOURNEES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNEES TEXTUELLES, 2011, Paris. Anais... Paris: [s. n.], 2011. p. 687-699. Disponível em: http://lexicometrica.univ-paris3.fr/jadt/jadt2012/Communications/Marchand,%20Pascal%20et%20al.%20-%20L'analyse%20de%20similitude%20appliquee%20aux%20corpus%20textuels.pdf. Acesso em: 5 fev. 2020.
MULLAN, B.A.; KOTHE, E.J. Evaluating a nursing communication skills training course: The relationships between self-rated ability, satisfaction, and actual performance. Nurse Education in Practice, [s. l.], v. 10, n. 6, p. 374-378, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2010.05.007. Acesso em: 16 abr. 2020.
NESTEL, D.; MUIR, E.; PLANT, M.; KIDD, J.; THURLOW, S. Modelling the lay expert for first-year medical students: the actor-patient as teacher. Medical Teacher, [s. l.], v. 24, n. 5, p. 562-564, 2002. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12450482/. Acesso em: 16 abr. 2020.
PEREIRA, A.L.F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 1527-1534, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500031. Acesso em: 16 abr. 2020.
PEREIRA, D.M.; SILVA, G.S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [s. l.], n. 8, p. 151-174, 2011. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1935. Acesso em: 7 jul. 2020.
PINHEIRO, F.M.F.M.; SANTOS, O.C.; SILVA, J.C.B.; BARBOSA, L.A.L.; CARVALHO, L.V.; MOTA, S.M. A. O perfil de liderança dos enfermeiros na Atenção Básica à Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [s. l.], n. 43, p. e2793-e2793, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e2793.2020. Acesso em: 7 jul. 2020.
RANJAN, P.; KUMARI, A.; CHAKRAWARTY, A. How can doctors improve their communication skills? Journal of Clinical and Diagnostic Research, [s. l.], v. 9, n. 3, p. JE01-JE04, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4413084/pdf/jcdr-9-JE01.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
ROCHA, C.M.V. Comunicação social e vacinação. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 10, p. 795-806, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702003000500017. Acesso em: 7 mar. 2020.
RODRIGUES, C.; BLATTMANN, U. Gestão da informação e a importância do uso de fontes de informação para geração de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 4-29, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/1515. Acesso em: 10 mar. 2020.
ROSSI, P.S.; BATISTA, N.A. O ensino da comunicação na graduação em medicina: uma abordagem. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 10, n. 19, p. 93-102, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832006000100007. Acesso em: 20 jan. 2020.
SAUPE, R.; BENITO, G.A.V.; WENDHAUSEN, Á.L.P.; CUTOLO, L.R.A. Conceito de competência: validação por profissionais de saúde. Saúde em Revista, Piracicaba, v. 8, n. 18, p. 31-37, 2006. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/Enpacs/pesquisaArtigos/conceito_de_competencia_validacao_por_prof_saude_2006.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
SOLEMAN, C.; MARTINS, C.L. O trabalho do fonoaudiólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): especificidades do trabalho em equipe na atenção básica. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1241-1253, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201517417114. Acesso em: 1 jun. 2020.
TABORDA, M.G. A atividade de Comunicação Social e a formação da opinião pública. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 410-432, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i3.18897. Acesso em: 1 jun. 2020.
TEIXEIRA, R.R. Models of communication and health practices. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 7-40, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32831997000200002. Acesso em: 18 maio 2020.
TELLES, M.W.P; ARCE, V.A.R. Training and PET-Saúde: speech, hearing and language students’ experiences in Bahia. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 695-706, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-021620159514. Acesso em: 5 maio 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.