Aptidão física e saúde no primeiro currículo da Educação Física do Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.70215Palavras-chave:
Currículo, Educação Física, Escola, Educação em SaúdeResumo
Educação Física e saúde na educação brasileira tem sua gênese no período imperial. Todavia, a estrutura curricular sistematizada em cada Unidade da Federação é recente. Nesse sentido, nosso objeto de pesquisa é o currículo de Educação Física do Estado de São Paulo iniciado nos anos de 1970, o que nos permite lançar os seguintes questionamentos: Como se apresenta a educação em saúde no primeiro currículos de EFE do Estado de São Paulo? O que é possível extrair do primeiro currículo de EFE do Estado de São Paulo no que se refere à educação em saúde? E qual relevância estes conteúdos ainda podem ter na atualidade? Os objetivos da pesquisa foram; i) Analisar os documentos oficiais que compõem o primeiro currículo do governo estadual de São Paulo a fim de entender de que modo o tema saúde estava inserido nestes documentos e, ii) Compreender as possíveis contribuições destas fontes no planejamento das aulas de Educação Física voltadas para a saúde na atualidade. Na metodologia utilizamos o modelo documental que nos permite examinar diretamente o currículo oficial da época à luz dos itens de análise: concepção do currículo e conteúdos sobre saúde. Os resultados deste estudo permitem entender que um programa de educação em saúde na escola dentro da disciplina de Educação Física é recorrente, tradicional e, embora seja o primeiro, apresenta sólida fundamentação no sentido de informar e transmitir conhecimentos sobre saúde, o que viabilizou a orientação para o desenvolvimento dos modelos curriculares apresentados posteriormente.
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