Aptidão física e saúde no primeiro currículo da Educação Física do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.70215

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Escola, Educação em Saúde

Resumo

Educação Física e saúde na educação brasileira tem sua gênese no período imperial. Todavia, a estrutura curricular sistematizada em cada Unidade da Federação é recente. Nesse sentido, nosso objeto de pesquisa é o currículo de Educação Física do Estado de São Paulo iniciado nos anos de 1970, o que nos permite lançar os seguintes questionamentos: Como se apresenta a educação em saúde no primeiro currículos de EFE do Estado de São Paulo? O que é possível extrair do primeiro currículo de EFE do Estado de São Paulo no que se refere à educação em saúde? E qual relevância estes conteúdos ainda podem ter na atualidade? Os objetivos da pesquisa foram; i) Analisar os documentos oficiais que compõem o primeiro currículo do governo estadual de São Paulo a fim de entender de que modo o tema saúde estava inserido nestes documentos e, ii) Compreender as possíveis contribuições destas fontes no planejamento das aulas de Educação Física voltadas para a saúde na atualidade. Na metodologia utilizamos o modelo documental que nos permite examinar diretamente o currículo oficial da época à luz dos itens de análise: concepção do currículo e conteúdos sobre saúde. Os resultados deste estudo permitem entender que um programa de educação em saúde na escola dentro da disciplina  de Educação Física é recorrente, tradicional e, embora seja o primeiro, apresenta sólida fundamentação no sentido de informar e transmitir conhecimentos sobre saúde, o que viabilizou a orientação para o desenvolvimento dos modelos curriculares apresentados posteriormente.

Biografia do Autor

Alessandro Barreta Garcia, Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP - Brasil

É doutorando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, membro do Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde pela Universidade São Judas Tadeu, mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Saúde da Mulher no Climatério 2003-2004 e 2004-2005 pela Universidade de São Paulo e Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho. Lecionou por 12 anos no Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho, nas disciplinas de História e Introdução à Educação Física, Antropologia e Sociologia da Educação, TCC I e TCC II, Prática de Ensino, Seminários e Metodologia da Pesquisa. Suas pesquisas relacionam conhecimentos da Promoção da Saúde, Antropologia, História, Filosofia da Educação e História da Educação Física.

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP - Brasil

Doutor em Educação. Mestre em Políticas Sociais. Especialista em Direito Educacional - Educação Física Escolar - Pedagogia Empresarial e Social. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Docente da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP). Atua na área de formação de professores e políticas de educação. No município de São Paulo exerceu o magistério no Ensino Fundamental - Professor de Educação Física e atualmente é Coordenador Pedagógico. Experiência na coordenação de subprojetos para a formação de professores (PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA). Autor de livro e capítulos de livros sobre políticas de educação e formação de professores. A área de estudo acadêmico volta-se para a compreensão da legislação e políticas da educação brasileira; fundamentos da Educação Física escolar; formação de professores no Brasil e; promoção da saúde na escola.

Erinaldo Luiz De Andrade, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP - Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1994), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-USP (2001) e doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atualmente é coordenador do curso de educação física da Universidade Nove de Julho e professor da Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, promoção de saúde, ciências do esporte e aptidão física.

Aylton Figueira Junior, Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde – Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP - Brasil

Formado em Educação Física (1985-1988); Especialista em Ciências do Esporte pelo Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil (CELAFISCS);Pós-Graduação em Ciências do Esporte na Faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul (1989-1990); Pós-Graduação Fisiologia e Bioquímica do Exercício Instituto de Medicina Esportiva Manuel Fajardo - Havana - Cuba (1991). Coordenador do curso de Pós-graduação em Treinamento Esportivo da FMU;Docente dos Cursos de Graduação da UNINOVE e USJT; Membro da American College of Sports Medicine (ACSM desde 2003), Rede Mundial de Atividade Física e Ambiental (2011) e Sociedade Japonesa de Educação Física, Saúde e Ciências do Desporto.;Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade São Judas Tadeu (USJT), desde 2009; Professor convidado do Programa de Mestrado em Fisiologia Clinica do Exercício- Universidad Mayor - Chile;Membro do CNPq (ad hoc) e da FAPESP (Ad hoc). Assessor do Conselho do Estado de Educação do Estado de São Paulo (desde 2009); Vencedor do Prêmio Literatura Esportiva do Ano oferecida pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015); Medalha de Mérito da Educação Física delegada pelo Conselho Regional de Educação Física; Medalha da Comenda da Ordem da Educação Física do Estado de São Paulo; Autor de 12 livros e 26 capítulos nas áreas do esporte, treinamento e atividade física e saúde 

Referências

BORGES, P. M. Manual Theorico-Pratico de Gymnastica Escolar. 1888.

BRASIL (FEDERAL). Decreto n.69.450 - 1 nov. 1971. Regulamenta o art.22 da Lei n.4.024, de 2o dez. 1961, e a alínea "c" do art. 40 da Lei n.5.540, de 28 de nov. 1968, e dá outras providências. In: Revista Brasileira de Educação Física, ano 4, n.11, p.57-62, 1972.

BRASIL (FEDERAL). Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde. Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde. Brasília: MS; 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_gestao_trabalho_2ed.pdf Acesso em 28 de março de 2022

BRASIL (FEDERAL). Base Nacional Comum Curricular-Educação é a Base – Ensino Médio. 2017.

BRASIL (FEDERAL). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. [Recurso eletrônico] Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf Acesso em 26 de abril de 2022

CANDEIAS, N. M. F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: Mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 209-213, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/P9zNFfcwyJM3rzs5DFcQwqv/abstract/?lang=pt Acesso em 26 de abril de 2021.

CARTA DE OTTAWA. Primeira conferência internacional sobre promoção da saúde. Ottawa, novembro, 1986. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf Acesso em 10 de julho de 2021.

CARTA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS (1985): (Org) TUBINO, J. M.G, FERREIRA, V. L.C, CAPINUSSU, J.M. HomoSportivus – Coleção Especial de Educação Física e Desportos. V. 3. Rio de Janeiro: Palestra Edições Desportivas, 1985.

DE FARIA JUNIOR A, G. Os currículos de Educação Física e o ensino por unidades didáticas. Corpus et Scientia, v. 10, n. 2, p. 16-32, 2014. Disponível em: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/416 Acesso em 10 de julho de 2021.

DONG, B. et al. Adolescent health and healthy China 2030: a review. Journal of Adolescent Health, v. 67, n. 5, p. S24-S31, 2020. Disponível em: https://www.jahonline.org/article/S1054-139X(20)30421-3/fulltext Acesso em 10 de julho de 2022.

FIGUEIRA JUNIOR, A. Prescrição de exercícios e atividade física para crianças e adolescentes / organização de Aylton José Figueira Junior . – São Paulo : Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP), 2018. Disponível em: https://www.crefsp.gov.br/storage/app/arquivos/f58239b565002414a9e152ba29a05395.pdf Acesso em 10 de julho de 2022.

GARCIA, A. B.; FIGUEIRA JUNIOR, A. Considerações preliminares acerca dos conceitos de atividade física, exercício físico e treinamento físico na promoção da saúde na escola. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário). In: XV Seminário de Educação Física Escolar Escola de Educação Física e Esporte. USP, 2019, São Paulo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v. 33. p. 133-133, 2019.

GARCIA, A. B. et al. Considerações preliminares sobre a saúde como conteúdo nos curriculos de educação física do Estado de São Paulo. In: XVII Congresso Científico Latino Ameriano e 35º Congresso Internacional de Educação Física. Foz do Iguaçu. O Profissional de Educação Física na America Latina. Foz do Iguaço: Fiep, 2020. v. 1. p. 33-33, 2020.

GARCIA, A. B. et al. Prática de atividade física como fator de educação em saúde em crianças e adolescentes: reflexões históricas. In: GARCIA, A. B, FIGUEIRA JUNIOR, A. (Org). Prevenção e Controle das Doenças Crônicas: Perspectivas para a Educação Física. 1. ed. Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2022a.

GARCIA, A. B. et al. Estratégias metodológicas tradicionais nos Cadernos do Aluno: Uma análise dos conteúdos de Educação Física relacionados com a saúde na Rede Estadual de Ensino Público de São Paulo. Revista Sustinere, v. 10, n. 1, p. 167-183, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/55894 Acesso em 11 de setembro de 2022b.

GARCIA, A. B. et al. Saúde, atividade física, esportes e lazer nas crônicas escolares do Boletim da FIEP (1978-1982). Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, p. 111-118, 2021. Disponível em: https://fontouraeditora.com.br/periodico/article/1602 Acesso em 11 de janeiro de 2022c.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino explícito e desenvolvimento dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

GUTHOLD, R. et al. Global trends in insufficient physical activity among adolescents: a pooled analysis of 298 population-based surveys with 1• 6 million participants. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 1, p. 23-35, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/article/S2352-4642(19)30323-2/fulltext Acesso em 11 de setembro de 2022.

HATTIE, J. Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2017.

LANCAROTTE, I. et al. Estilo de vida e saúde cardiovascular em adolescentes de escolas do município de São Paulo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 95, p. 61-69, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/NyLQBsSkG5V4Z7TN7Chcndx/?lang=pt

Acesso em 11 de setembro de 2022.

LISTELLO, A. Considerações sobre uma concepção da organização do ensino da educação física, esportes e recreação. Revista Brasileira de Educação Física, Brasília, ano 5, n. 16, p. 62-73, jul./ago,1973a.

LISTELLO, A. Estudo sobre uma concepção da organização do ensino da educação física, esportes e recreação. Tradução de Alain Jean-Pierre Baldaci. Revista Brasileira de Educação Física, Brasília, ano 5, n. 14, p. 22-29, mar./abr,1973b.

LISTELLO, A. Educação pelas atividades físicas, esportivas e de lazer: Organização do ensino: Do esporte para todos ao esporte de alto nível. São Paulo: EPU: Ed. Da Universidade de São Paulo, 1979.

MARINHO, I. P. História da Educação Física no Brasil. São Paulo: CIA Brasil. Editora, 1979.

MARZANO, R. J.; PICKERING, D. J.; POLLOCK, J. E. O ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos.Porto Alegre: Artmed, 2008.

MONTEIRO, P. H. N.; BIZZO, N. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 22, p. 411-428, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/pd6KN8hjtZQ5fcs5Yxkr47L/abstract/?lang=pt Acesso em 11 de setembro de 2022.

MOREIRA, J. C. C. Saberes em campo: a configuração do ensino escolar da educação física no Estado de São Paulo (1964-1985). Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2013.

NOT, L. As pedagogias do conhecimento. 2ª Edição, Rio de janeiro, RJ, Editora Bertrand Brasil S. A, 1991.

OLIVEIRA, J. P. et al. Os saberes escolares em saúde na educação física: Um estudo de revisão. Motricidade, Portugal, ed. Desafio Singular, v. 13, p. 113-126, 2017.

OMS. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. (In) Universidade de São Paulo – Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html Acesso em 11 de setembro de 2021.

OMS. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337001/9789240014886-por.pdf?sequence=102&isAllowed=y Acesso em 11 de setembro de 2021.

RANKE, L. V. O conceito de história universal (1831). In (Org) MARTINS, E. D. R. A história pensada: teoria e método na historiografia européia do Século XIX. 1ª Ed, 2ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2015.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Centro de Estudos Humanos e Pesquisas Educacionais Prof. Laerte Ramos de Carvalho. Guias Curriculares para o ensino de 1º Grau. São Paulo: CEHURP, 1973.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o Ensino de 1º Grau – 1ª Série. SE CENP, 1978a.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o Ensino de 1º Grau – 2ª Série. SE CENP, 1978b.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o 1º Grau – 3ª Série. SE CENP, 1978c.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o Ensino de 1º Grau – 4ª Série. SE CENP, 1978d.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o 1º Grau – 5ª a 8ª Séries Ginástica Rítmica Desportiva Trabalho a Mãos Livres Volume I. SE CENP, 1978e.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o 1º Grau – 5ª a 8ª Séries Ginástica Rítmica Desportiva Trabalho com Aparelhos e Elementos II. SE CENP, 1978f.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o 1º Grau – 5ª a 8ª Séries: Atletismo. SE CENP, 1978g.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o 1º Grau – 5ª a 8ª Séries Ginástica Rítmica Desportiva Trabalho com Aparelhos e Elementos III. SE CENP, 1980.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Educação Física para o 1º Grau – 5ª a 8ª Séries – Handebol. SE CENP, 1983.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação. Legislação básica. (Federal e Estadual). São Paulo, SE/CENP, 1985.

SÃO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educação. Caderno do Aluno: Educação Física, Ensino Médio, 1ª série, v. 4, 2009.

SÃO PAULO (ESTADO) Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física/ Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SSE, 2008.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC). Currículo Paulista Etapa Ensino Médio. EFAPE, São Paulo, 2020.

SWINBURN, B. A. et al. The global syndemic of obesity, undernutrition, and climate change: The Lancet Commission report. The Lancet, v. 393, n. 10173, p. 791-846, 2019. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)32822-8/fulltext Acesso em 22 mar. 2021.

TROST, S.G, VAN DER MARS, H. Why we should not cut P.E. Health Learn, v. 67 n.4, p. 60-5, 2009. Disponível em: https://eprints.qut.edu.au/216942/ Acesso em 22 mar. 2022.

WHO. Recommendations on physical activity for health. Geneva World Heal Organ, 60, 2010. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241599979 Acesso em 22 jul. 2021.

WHO. Informe sobre la situación mundial de la actividad física 2022: resumen ejecutivo [Global status report on physical activity 2022: executive summary], 2022b. https://www.who.int/es/publications/i/item/9789240060449 Acesso em 20 out. 2022.

Downloads

Publicado

25-07-2023

Como Citar

Garcia, A. B., Monteiro, R. A. C., Andrade, E. L. D., & Figueira Junior, A. (2023). Aptidão física e saúde no primeiro currículo da Educação Física do Estado de São Paulo. Revista Sustinere, 11(1), 115–128. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.70215