Sujeito-Velho e Pandemia: modos de subjetivação e controle da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.64335

Palavras-chave:

Subjetividade, Michel Foucault, Sujeitos-Velhos, Pandemia

Resumo

O presente artigo propôs analisar os discursos de verdades produzidos no web site Portal do Envelhecimento que vêm subjetivando os sujeitos-velhos no período da pandemia da Covid-19, no Brasil. O campo teórico assumido nesse artigo refere-se, especialmente, aos estudos de Michel Foucault no que tange as discussões sobre sujeito e subjetividade.  Problematiza-se os modos como são produzidos discursos de verdade em torno da saúde e da velhice da população. Trata-se de escrutinar as reportagens do Portal do Envelhecimento que se debruçam sobre a pandemia e a velhice. O recorte temporal da análise documental aqui empreendida compreende de março de 2020 a setembro de 2021. Olha-se as estratégias que a mídia produz e faz circular hábitos e estilos de vida, modificando os sujeitos, definindo condutas e criando estratégias de controle e de regulação para a população idosa. No entanto, vê-se também que as reportagens podem contribuir para que os idosos pensem sobre os problemas que enfrentam, as vivências de saúde que se tem e os possíveis modos de lidar com o que os acomete. Trata-se de mirar com cuidado e com o escopo foucaultiano os modos como se produz uma velhice no tempo pandêmico que passamos.

Biografia do Autor

Jaira Picanço Duarte, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG), possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (2018) e graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG). Atualmente é técnica administrativa na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) lotada na Secretaria de Comunicação/SECOM.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003 Bolsista CAPES), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008 Bolsista CAPES) e Pós-Doutorado em Filosofia pela Univeridad de Murcia/Espanha (2017 Estágio Sênior Capes). Atualmente é professora associada IV; pesquisadora do Instituto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Educação Ambiental, Estudos Foucaultianos e Filosofia da Ciência. É editora-chefe da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF/FURG) e membro do Comitê Científico do GT 22 (Educação Ambiental) da ANPED. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Duarte, J. P., & Henning, P. C. (2023). Sujeito-Velho e Pandemia: modos de subjetivação e controle da vida. Revista Sustinere, 11(2), 696–718. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.64335