Primeiros socorros em escolas de Ensino Fundamental: vivências de professores
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58503Keywords:
Primeiros Socorros, Saúde do Estudante, Educação em Saúde, Acidentes, Assistência Integral à Saúde.Abstract
Primeiros Socorros são definidos como ações que são realizadas a um indivíduo diante de uma situação que possa causar sofrimento ou risco de vida. O ambiente escolar é considerado um local propício para ocorrência de acidentes, visto que as atividades de interação ali desenvolvidas e o elevado quantitativo de crianças e adolescentes presentes no mesmo espaço e por longo período de permanência, são fatores que impulsionam essa realidade. Em vista disso, este estudo visa conhecer as estratégias de cuidado e assistência de professores frente aos primeiros socorros no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, realizada com 17 professores que atuavam na rede municipal de ensino de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado o grupo focal para a coleta de dados, e a análise dos dados se orientou mediante análise temática que possibilitou agrupar os dados nas seguintes categorias: Primeiros socorros no contexto escolar; Prática de primeiros socorros no ambiente escolar: facilidades e dificuldades e Saberes e Aprendizados sobre Primeiros Socorros. Observou-se que os agravos testemunhados pelos educadores indicam que situações de urgência e emergência integram a realidade do cotidiano escolar, muitos necessitando de ações de primeiros socorros. Conclui-se que as estratégias de cuidado e assistência para prevenção de acidentes em ambiente escolar devem ser incorporadas através de ações de promoção da saúde, visto que a escola é considerada o espaço ideal para implementação de saberes que envolvam a prática de primeiros socorros.
References
BRASIL, E. G. M.; SILVA, R. M.; SILVA, M. R. F.; RODRIGUES, D. P.; QUEIROZ, M. V. O. Promoção da saúde de adolescentes e Programa Saúde na Escola: complexidade na articulação saúde e educação. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016039303276. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v51/1980-220X-reeusp-S1980-220X2016039303276.pdf. Acesso em 11 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Out 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm. Acesso em: 14 nov. 2020.
CABRAL, E. V.; OLIVEIRA, M. F. A. Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores. Revista Práxis, v. 11, n. 22, dezembro, 2019. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/712/2495. Acesso em: 03 nov. 2020.
COUTO, A. N.; KLEINPAUL, W. V.; BORFE, L.; VARGAS, S. C.; POHL, H. H.; KRUG, S. B. F. O ambiente escolar e as ações de promoção da saúde. Cinergis: Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 4 (Suplemento 1), out./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/cinergis.v17i0.8150. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/viewFile/8150/5362. Acesso em: 19 nov. 2020.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores no Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro; 2005.
HANZEN, I. P.; ZANOTELLI, S. S.; ZANATTA, E. A. Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para subsidiar a consulta de enfermagem à criança. Revista Enfermagem em Foco, v. 1, n. 3, 16-21, 2019. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2683/592. Acesso em 21 out. 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativa da população residente nos municípios brasileiros. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/vale-do-sol/panorama. Acesso em 13 out, 2020.
JÚNIOR, A. F. C.; MATOS, E. C. O.; FILOCREÃO, B. L.; SILVA, C. C.; SOARES, M. I. S.; COSTA, R. C. L. Riscos infecciosos no ambiente escolar: relato de experiência com escolares através de metodologia ativa. Revista Saúde & Transformação Social, v. 8, n. 2, 128-134, 2017. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3661/4992. Acesso em: 18 set. 2020.
LEITE, H. S. N.; BONFIM, C. R.; FORMIGA, H. J. B.; FERREIRA, A. M.; BARBOSA, A. B. A.; MARTINS, E. N. X. Primeiros Socorros na escola: conhecimento da equipe que compõe a gestão educacional. Faculdades Integradas de Patos, v. 1, n. 1, 290-312, 2018. Disponível em: http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2018/10/fip201819.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
LIMA, A. W. S.; MONGIOVI, V. G.; MARINUS, M. W. L. C.; LIMA, L. S. Educação em saúde na ou com a escola? Revista de Enfermagem da UFPE, v. 12, n. 6, 1790-9, 2018. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a236475p11790-1799-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/236475/29233. Acesso em: 17 nov. 2020.
MARCHESAN, M. T. N.; RAMOS, A. G. Check list para elaboração e análise de questionários em pesquisas de crenças. Revista Eletrônica de Linguística, v. 6, n. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.14393/DL12-v6n1a2012-23. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/14796/9613. Acesso em: 17 nov. 2020.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
MIRANDA, D. F. Perfil dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Revista Arquivo Brasileiro de Educação, v. 5, n. 11, 94-121, 2017. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n11p94-121. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/14675. Acesso em 25 nov. 2020.
MOLL, M. F.; BOFF, N. N.; SILVA, P. S.; SIQUEIRA, T. V.; VENTURA, C. A. A. O enfermeiro na saúde da família e a promoção de saúde e prevenção de doenças. Revista Enfermagem em Foco, v. 10, n. 3, 134-140, 2019. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n3.2001. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2001/570. Acesso em: 29 set. 2020.
NETO, N. M. G.; CAETANO, J. Á.; BARROS, L. M.; SILVA, T. M.; VASCONCELOS, E. M. R. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, n. 1, 87-93, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982- 0194201700013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ape/v30n1/1982-0194-ape-30-01-0087.pdf. Acesso em: 29 nov. 2020.
NETO, N. M. G.; CARVALHO, G. C. N.; CASTRO, R. C. M. B.; CAETANO, J. A.; SANTOS, E. C. B.; SILVA, T. M.; VASCONCELOS, E. M. R. Vivências de professores acerca dos primeiros socorros na escola. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, n. 4, 1775-82, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003471672018001001678&script=sci_arttext&tlng=ptAcesso em: 21 nov. 2020.
OLIVEIRA, B. M.; GODOY, L. B.; MORAIS, S. M.; GOMES, R. G.; LIMA, R. S. Estratégias de prevenção de acidentes para alunos do ensino fundamental no ambiente escolar: revisão integrativa. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 357-373, jul-dez, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.42993. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/42993. Acesso em: 13 janeiro 2021.
PEREIRA, A. D. A. Interfaces da educação para a saúde na escola. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2009.
SILVA, D. P.; NUNES, J. B. B.; MOREIRA, R. T. F.; COSTA, L. C. Primeiros Socorros: objeto de educação em saúde para professores. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, 12(5):1444-53, maio, 2018. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i5a234592p1444-1453-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234592/28912. Acesso em 14 nov. 2020.
SILVA, J. M. A.; BATISTA, B. D.; CARMO, A. P.; GADELHA, M. M. T.; ANDRADE, M. E.; FERNANDES, M. C. Dificuldades experienciadas pelos agentes comunitários de saúde na realização da educação em saúde. Revista Enfermagem em Foco, v. 10, n. 3, 82-87, 2019. DOIS: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n3.1818. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/1818/577. Acesso em: 17 nov. 2020.
SILVA, L. G. S.; COSTA, J. B.; FURTADO, L. G. S.; TAVARES, J. B.; COSTA, J. L. D. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enfermagem em foco, Brasília, v. 8, n. 3, p. 25-29, nov. 2017. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/893/394. Acesso em: 17 out. 2020.
WRUBLAK, A.; BOSCATTO, E. C. Conhecimento dos professores de educação física sobre primeiros socorros nas escolas de Santa Cecilia – SC. Revista Professare, v. 7, n. 1, 82-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.33362/professare.v7i1.982. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/982. Acesso em: 28 nov. 2020.
ZANELLA, K. A.; TOLDO, M. P.; MAAS, F.; FELTRIN, F.; MOSER, G. A. S. Relato de Experiência: capacitação em primeiros socorros de acadêmicos do curso de pedagogia. Revista Eletrônica de Extensão, v. 15, n. 31, 116-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n31p116. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/18070221.2018v15n31p116/38144. Acesso em: 17 nov. 2020.
ZONTA, J. B.; EDUARDO, A. H. A.; OKIDO, A. C. C. Autoconfiança para o manejo inicial das intercorrências de saúde na escola: construção e validação de uma escala visual analógica. Escola Anna Nery, São Paulo, v. 22, n. 4, 2018. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2018-0105. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n4/pt_1414-8145-ean-22-04-e20180105.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Sustinere

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright of the articles published in the Journal belong to Revista SUSTINERE your (s) in question (s) author (s), with first publication rights granted to the Revista SUSTINERE.
The published articles are publicly accessible, free to use, with mandatory assignment of original authorship, according to the licensing model Creative Commons 4.0 adopted by the magazine.