Primeiros socorros em escolas de Ensino Fundamental: vivências de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58503

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Saúde do Estudante, Educação em Saúde, Acidentes, Assistência Integral à Saúde.

Resumo

Primeiros Socorros são definidos como ações que são realizadas a um indivíduo diante de uma situação que possa causar sofrimento ou risco de vida. O ambiente escolar é considerado um local propício para ocorrência de acidentes, visto que as atividades de interação ali desenvolvidas e o elevado quantitativo de crianças e adolescentes presentes no mesmo espaço e por longo período de permanência, são fatores que impulsionam essa realidade. Em vista disso, este estudo visa conhecer as estratégias de cuidado e assistência de professores frente aos primeiros socorros no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva-exploratória, realizada com 17 professores que atuavam na rede municipal de ensino de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Foi utilizado o grupo focal para a coleta de dados, e a análise dos dados se orientou mediante análise temática que possibilitou agrupar os dados nas seguintes categorias: Primeiros socorros no contexto escolar; Prática de primeiros socorros no ambiente escolar: facilidades e dificuldades e Saberes e Aprendizados sobre Primeiros Socorros. Observou-se que os agravos testemunhados pelos educadores indicam que situações de urgência e emergência integram a realidade do cotidiano escolar, muitos necessitando de ações de primeiros socorros. Conclui-se que as estratégias de cuidado e assistência para prevenção de acidentes em ambiente escolar devem ser incorporadas através de ações de promoção da saúde, visto que a escola é considerada o espaço ideal para implementação de saberes que envolvam a prática de primeiros socorros.

Biografia do Autor

Francieli Ester Müller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Especialista em Auditoria e Gestão em Serviços de Saúde. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marieli Elena Müller, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora. Graduada em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Ana Zoé Schilling, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

23-12-2023

Como Citar

Müller, F. E., Müller, M. E., Schilling, A. Z., & da Silva, R. M. (2023). Primeiros socorros em escolas de Ensino Fundamental: vivências de professores. Revista Sustinere, 11(2), 719–735. https://doi.org/10.12957/sustinere.2023.58503