Estratégias de prevenção de acidentes para alunos do ensino fundamental no ambiente escolar: revisão integrativa

Bruna Melo de Oliveira, Larissa Becker de Godoy, Sofia Mello Morais, Roberta Garcia Gomes, Rogério Silva Lima

Resumo


O ambiente escolar é um local propício aos acidentes, haja vista que as crianças e adolescentes, por suas características, possuem interesse em explorar novas situações e, nesta fase do desenvolvimento de suas habilidades, estabelecem interações que podem ocasionar acidentes. Para evitá-los, faz-se necessário a aplicação de estratégias efetivas de prevenção. À vista disso, este estudo visa identificar, na literatura, as estratégias de prevenção de acidentes para estudantes do ensino fundamental desenvolvidas em ambiente escolar. Trata-se de revisão integrativa da literatura com busca em bases de dados eletrônicas. Foram incluídos dez artigos na amostra final. Observou-se que a maioria dos estudos reportou estratégias educativas, tais como, cursos ou aulas sobre prevenção de acidentes, esporádicos ou no contexto de programa de inserção curricular, com o uso de recursos como estruturas ósseas; visita à unidade de emergência; terapia com cães; educação interpares; programa de computador; histórias infantis; atividades lúdicas e pôsteres. Apenas uma produção reportou estratégia de prevenção voltada à segurança no playground. Conclui-se que existem poucos estudos, em sua maioria, de autoria e veiculação internacional, o que pode não corresponder à realidade brasileira. Sugere-se outras pesquisas com vistas à proposição de medidas e avaliação de estratégias no ambiente escolar para prevenção de acidentes no contexto nacional.


Palavras-chave


Acidentes; Prevenção; Ensino Fundamental; Assistência Integral à Saúde.

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DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.42993

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