Estratégias de prevenção de acidentes para alunos do ensino fundamental no ambiente escolar: revisão integrativa

Autores

  • Bruna Melo de Oliveira Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG
  • Larissa Becker de Godoy Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Sofia Mello Morais Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Roberta Garcia Gomes Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Rogério Silva Lima Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) https://orcid.org/0000-0002-1751-2913

DOI:

https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.42993

Palavras-chave:

Acidentes, Prevenção, Ensino Fundamental, Assistência Integral à Saúde.

Resumo

O ambiente escolar é um local propício aos acidentes, haja vista que as crianças e adolescentes, por suas características, possuem interesse em explorar novas situações e, nesta fase do desenvolvimento de suas habilidades, estabelecem interações que podem ocasionar acidentes. Para evitá-los, faz-se necessário a aplicação de estratégias efetivas de prevenção. À vista disso, este estudo visa identificar, na literatura, as estratégias de prevenção de acidentes para estudantes do ensino fundamental desenvolvidas em ambiente escolar. Trata-se de revisão integrativa da literatura com busca em bases de dados eletrônicas. Foram incluídos dez artigos na amostra final. Observou-se que a maioria dos estudos reportou estratégias educativas, tais como, cursos ou aulas sobre prevenção de acidentes, esporádicos ou no contexto de programa de inserção curricular, com o uso de recursos como estruturas ósseas; visita à unidade de emergência; terapia com cães; educação interpares; programa de computador; histórias infantis; atividades lúdicas e pôsteres. Apenas uma produção reportou estratégia de prevenção voltada à segurança no playground. Conclui-se que existem poucos estudos, em sua maioria, de autoria e veiculação internacional, o que pode não corresponder à realidade brasileira. Sugere-se outras pesquisas com vistas à proposição de medidas e avaliação de estratégias no ambiente escolar para prevenção de acidentes no contexto nacional.

Biografia do Autor

Bruna Melo de Oliveira, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Acadêmica de medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Larissa Becker de Godoy, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Enfermeira, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Sofia Mello Morais, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Enfermeira, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Roberta Garcia Gomes, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Enfermeira, Técnica-Administrativa em Educação dos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Mestre em Enfermagem pela UNIFAL-MG, Especialista em Pronto Socorro (modalidade aprimoramento pela USP-SP)

Rogério Silva Lima, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Enfermeiro, Professor Adjunto dos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência (modalidade Residência pela Puc-Campinas) Mestre em Enfermagem pela UNIFAL-MG, Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto  -USP, PPG Enfermagem Psquiátrica

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Publicado

21-12-2020

Como Citar

Oliveira, B. M. de, Godoy, L. B. de, Morais, S. M., Gomes, R. G., & Lima, R. S. (2020). Estratégias de prevenção de acidentes para alunos do ensino fundamental no ambiente escolar: revisão integrativa. Revista Sustinere, 8(2), 357–373. https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.42993