Avaliação da usabilidade de hipermídia para ensino da sistematização da assistência de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.49359Palavras-chave:
Tecnologia educacional, materiais de ensino, processos de enfermagem, educação em enfermagem, docentes de enfermagem.Resumo
O processo de avaliação de uma tecnologia educacional objetiva analisar o grau em que o recurso se mostra apropriado para alcançar os seus objetivos, a partir de uma análise sistemática por sujeitos de diferentes grupos, a depender do aspecto que será avaliado. Neste estudo, destaca-se o processo de avaliação de usabilidade de uma hipermídia para apoiar o ensino da sistematização da assistência de enfermagem para discentes dos cursos técnico e de graduação em enfermagem. Objetiva-se avaliar a usabilidade de hipermídia para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um questionário eletrônico composto por questões de caracterização, uma adaptação da System Usability Scale e do Suitability Assessment of Materials. A coleta de dados foi realizada de novembro de 2017 a janeiro de 2018, com nove docentes e 11 discentes dos Cursos Superior e Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados por estatística descritiva. O Score System Usability Scale total foi de 91,9 (docentes) e 83,9 (discentes). Docentes e discentes consideraram a hipermídia eficiente, facilitadora de aprendizagem e demonstraram satisfação com sua usabilidade. A hipermídia foi avaliada com boa e excelente usabilidade pelos discentes e docentes, respectivamente. A hipermídia, disponibilizada no link http://escoladesaude.ufrn.br/saeufrn/, pode ser utilizado pelas diversas instituições de ensino que formam profissionais de enfermagem dos diferentes níveis acadêmicos, bem como pelos serviços assistenciais, como um subsídio para a efetivação desse campo de saber.
Referências
AGAMA-SARABIA, A.; TREJO-NIÑO, G.; DE-LA-PEÑA-LEÓN, B.; ISLAS-ORTEGA, M.; CRESPO-KNOPFLER, S.; MARTÍNEZ-FELIPE, L.; GONZÁLEZ-VELÁZQUEZ, M.S. Audiovisual Aids in nursing education: literature review. Enfermería Global, v. 47, p. 512-525, 2017.
ÁLVAREZ-NIETO, C.; RICHARDSON, J.; PARRA-ANGUITA, G.; LINARES-ABAD, M.; HUSS, N.; GRANDE-GASCÓN, M.L.; GROSE, J.; HUYNEN, M.; LÓPEZ-MEDINA, I.M. Developing digital educational materials for nursing and sustainability: The results of an observational study. Nurse Education Today, v. 60, p. 139-146, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ISO 9241 (Parte 11): Orientações sobre Usabilidade. ABNT, 2011.
AUSUBEL, D.P. Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2002.
BANGOR, A.; KORTUM, P.; MILLER, J. Determining What Individual SUS Scores Mean: Adding an Adjective Rating Scale. Journal of Usability Studies, v. 4, n. 3, p. 114-123, 2009.
BRAGA, C.S.R.; ANDRADE, E.M.L.R.; LUZ, M.H.B.A.; MONTEIRO, A.K.C.; CAMPOS, M.O.O.B.; SILVA, F.M.S.; GONÇALVES NETA, F.C.C.; SANTOS, A.M.R.; PEREIRA, A.F.M. Construction and validation of a virtual learning object on intestinal elimination ostomy. Investigación y Educación en Enfermería, v. 34, n. 1, p. 120-127, 2016.
BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem. Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil: Banco de Dados. Brasília, 2016.
BUTTON, D.; HARRINGTON, A.; BELAN, I. E-learning & information communication technology (ICT) in nursing education: a review of the literature. Nurse Education Today, v. 34, n. 10, p. 1311-1323, 2014.
COCCE, A.L.R.; SILVEIRA, L.M.; GOÉS, F.S.N.; SOUZA, A.L.T.; STABILE, A.M. O ensino da anatomia nas escolas de enfermagem: um estudo descritivo. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 24, n. 4, p. 8-13, 2017.
FROTA, N.M.; GALINDO NETO, N.H.; BARROS, L.M.; PEREIRA, F.G.F.; MELO, G.A.A.; CAETANO, J.A. Hypermedia on peripheral venipuncture: effectiveness in teaching nursing students. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 6, p. 2983-2989, 2018.
GARCÍA-BARRERA, A. Evaluación de recursos tecnológicos didácticos mediante e-rúbricas. Revista de Educación a Distancia, v. 49, n. 13, p. 1-12, 2016.
GÓES, F.S.N.; FONSECA, L.M.M.; CAMARGO, R.A.A.; OLIVEIRA, G.F.; FELIPE, H.R. Educational technology “Anatomy and Vital Signs”: Evaluation study of content, appearance and usability. International Journal of Medical Informatics, v. 84, n. 11, p. 982-987, 2015.
HORTENSE, F.T.P.; BERGEROT, C.D.; DE DOMENICO, E.B.L. Construction and validation of clinical contents for development of learning objects. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 2, p. 306-313, 2018.
PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PEREIRA, F.G.F.; SILVA, D.V.; SOUSA, L.M.O.; FROTA, N.M. Building a digital application for teaching vital signs. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. 2, e59015, 2016.
SALVADOR, P.T.C.O.; BEZERRIL, M.S.; MARIZ, C.M.S.; FERNANDES, M.I.D.; MARTINS, J.C.A.; SANTOS, V.E.P. Virtual learning object and environment: a concept analysis. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 3, p. 572-579, 2017.
SALVADOR, P.T.C.O.; MARIZ, C.M.S.; VÍTOR, A.F.; FERREIRA JÚNIOR, M.A.; FERNANDES, M.I.D.; MARTINS, J.C.A.; SANTOS, V.E.P. Validation of virtual learning object to support the teaching of nursing care systematization. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 1, p. 11-19, 2018.
SOUSA, C.S.; TURRINI, L.R.T.; POVEDA, F.B. Translation and adaptation of the instrument "suitability assessment of materials" (sam) into portuguese. Journal of Nursing UFPE on line, v. 9, n. 5, p. 7854-7861, 2015.
SPERONI, K.S.; VIZZOTTI, J.K. Recursos midiáticos na educação a distância em enfermagem: uma revisão narrativa da literatura. Vidya, v. 35, n. 1, p. 41-56, 2015.
TEIXEIRA, E.; MOTA, V.M.S.S. (organizadoras). Tecnologias educacionais em foco. São Paulo: Difusão, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Sustinere pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista SUSTINERE.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição da autoria original obrigatória, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.

A Revista Sustinere está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.