Sustentação pedagógica e legislação do ensino-aprendizagem: a formação em enfermagem no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.25551Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Educação, Legislação, Educação em saúdeResumo
Produto final do curso da disciplina “Seminário sobre a problemática do ensino de enfermagem”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que teve como objetivos: Refletir a respeito da sustentação pedagógica, bases legais e inovações acerca do ensino de Enfermagem; semear ideias sobre o contexto da Educação em Enfermagem, com enfoques teóricos e educacionais; Analisar o desenvolvimento da Educação em Enfermagem no Brasil. Através da busca científica nas bases indexadas de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED e SCIELO, bibliografia virtual e impressa de livros conceituais e legislação acerca do assunto, analisamos o tema, concluindo que Enfermagem tem fundamentado seu conhecimento em bases legais amadurecidas, por meio de longo período de discussão democrática, através da participação dos profissionais que executam a assistência e a docência, junto aos órgãos responsáveis pelo seu cumprimento. Contudo, as diretrizes representam a base norteadora no processo de construção curricular, cabendo às universidades, adequar à sua realidade, os projetos políticos e pedagógicos que serão assumidos, visto que a Lei permite essa autonomia. Ressalta-se a importância da participação e compromisso acadêmico de discentes, docentes e da população no processo das reformas curriculares, intentando a participação coletiva e a busca por uma assistência de enfermagem de qualidade.
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