SÓ PODIA SER COISA DE PRETA! REFLEXÕES INTERSECCIONAIS DE UMA EDUCOMUNICADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70983

Palavras-chave:

mulheres negras, interseccionalidade, diálogos transculturais e educomunicativos

Resumo

O artigo objetiva contribuir para com a compreensão do conceito interseccionalidade (CRENSHAW, 2009), como conhecimento também produzido por mulheres negras intelectuais brasileiras. Para tanto, como estratégia metodológica, a narrativa apresenta as interfaces da História, Comunicação e Educação e, a despeito dos diferentes tempos históricos estabelece diálogos reflexivos, transculturais e educomunicativos (MALACHIAS, 2018), identificados como “Ação educativa de combate ao racismo” - terceiro princípio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004). Como resultado, identifica o protagonismo das mulheres negras na criação de uma agenda política interseccional, na perspectiva de classe, raça-etnia e gênero. Entretanto, embora seja inegável, a participação ativa das Mulheres Negras nem sempre é conhecida e/ou desvelada.

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Publicado

13-11-2022

Como Citar

MALACHIAS, Rosangela. SÓ PODIA SER COISA DE PRETA! REFLEXÕES INTERSECCIONAIS DE UMA EDUCOMUNICADORA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 120–144, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70983. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70983. Acesso em: 30 abr. 2024.