EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE
Reflections on meaningful learning and teacher training
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86163Resumen
Por meio de revisão bibliográfica do tipo narrativa, este artigo argumenta que, a despeito de quaisquer resistências, as IAs generativas constituem uma tecnologia com potencial de transformar a forma como se pratica e se conceitua a educação. Argumenta-se, também, que sua rápida assimilação pode superar a capacidade reflexiva da academia. Enquanto estudos anteriores sugeriram que a introdução desse tipo de IA deve redirecionar a função docente, no sentido de estimular perguntas complexas que favoreçam a exaptação, este estudo defende que, para que isso aconteça, e para que a aprendizagem seja de fato significativa, educadores devem ser expostos a processos de formação docente que permitam uma compreensão funcional das IAs em questão, especialmente questões epistemológicas, suas limitações e amplas implicações éticas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Guilherme Augusto Caruso Profeta, Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Roger dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional