INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA (IAG) E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86127Resumen
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os limites e as potencialidades da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na prática pedagógica para a inserção nos processos educacionais contemporâneos. Para isso, foi adotada como suporte teórico-metodológico a Insubordinação Criativa que valoriza os sujeitos e suas narrativas como elementos centrais no desenvolvimento de práticas pedagógicas. Essa abordagem fortalece e demonstra grande utilidade, proporcionando maior rigor às reflexões realizadas na pesquisa. Sendo assim, a pesquisa conclui que propor atividades com o uso da IAG é uma tarefa complexa, pois apresenta ausências materiais e na formação de professores, além das problemáticas como a coleta e o uso de grandes quantidades de dados, dataficação, ética, falta de transparência, alucinações, falta de regulamentação e as perspectivas apocalípticas e integradoras, causando um espaço de caos e incertezas. No entanto, torna-se imprescindível explorar esse universo em expansão, dadas as suas possibilidades de potencializar o papel do professor/pesquisador como autor de seus próprios materiais educacionais, proporcionando, assim, autonomia no momento do planejamento, desenvolvimento e execução, além de reforçar a importância da interação com essas tecnologias, a fim de incentivar diferentes a(u)torias, capazes de desconstruir e reconstruir práticas educacionais com base em narrativas mais autênticas e inovadoras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Uriel José Castellanos Aguirre

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional