UM CORPO-EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO DAS ARTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85360Resumen
Essa escrita faz uma contribuição ao campo da educação das artes de pessoas com deficiência visual a partir das mobilizações de afectos e perceptos (DELEUZE; GUATTARI, 2010), disparados, em uma formação experimental em teatro inclusivo. Esses atravessamentos corporais, são colocados em operação durante os encontros de um projeto de extensão, denominado Grupo de Experimentação em Artes do Corpo (GEACORP), e ofertado em uma instituição especializada na educação de pessoas com deficiência visual, no município do Rio de Janeiro. Nesse contorno, o que se pretende, é provocar o pensamento acerca da noção de corpo-experimento enquanto uma superfície que acolhe os acionamentos de memórias e saberes corporais constituídos – e tornando-os potências criadoras – na convivência com a deficiência visual. Para tanto, utiliza-se da combinação de abordagens e treinamentos corporais – os Viewpoints – delineados por Bogart e Landau (2017). Desse modo, ao cartografar essas mobilizações corporais através das rodas de conversa ao longo dos encontros do grupo, observa-se a inscrição e a tessitura de atravessamentos causados pelos afectos e perceptos transbordados no corpo-experimento. Assim, os procedimentos adotados, no projeto em questão, vêm criando possibilidades na produção de sentidos diante de uma percepção da diferença de corpos que irrompem (ao seu modo e em meio a experimentação) alguns limites impostos pela deficiência visual.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Caue de Camargo dos Santos, Marina de Assis Fernandes Nogueira, Sandra Regina Lopes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional