Onde ardem as imagens: por mais experimentações inventivas e artistagens na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832

Palabras clave:

imagem, currículo, inventividades, artistagens, Educação Infantil

Resumen

O artigo registra o movimento de pesquisa realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, Brasil, acerca dos afetos e da potência das imagens nos cotidianos escolares. Utiliza a cartografia como metodologia para acompanhar processos em meio a mapas abertos, fazendo borrar as imagens pensadas para a Educação Infantil e com isso criar e afirmar novas imagens de currículos, de infâncias, aprendizagens e artistagens, junto a bebês, crianças e docências. A argumentação destaca a força das imagens nômades e dos signos artísticos para romper as imagens-representação. O texto ressalta a importância de compreender as imagens como expressões pensantes e relacionais, capazes de provocar afetos potentes. Conclui diante da abertura de possibilidades com um convite a "eclodir a vida" na Educação Infantil, promovendo currículos brincantes, vibrantes e intensivos. Propõe afetar-se com as imagens como potência viva, que movimentam o pensamento, instigando a pensar a Educação Infantil como um território de experimentações inventivas, longe de padrões pré-estabelecidos e estereotipados.

Biografía del autor/a

Fernanda Binda Alves Touret, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudiante de doctorado y magíster en Educación por el Programa de Posgrado en Educación (PPGE/Ufes), en la línea de investigación "Docencia, Currículos y Procesos Culturales". Posee Especialización en Educación Infantil y Educación Especial por la Universidad Cándido Mendes y Licenciatura en Pedagogía por la Faculdade de Tecnologia FAESA (2001). Actualmente se desempeña como profesora de Educación Infantil (PEB I) para la Prefeitura Municipal de Vitória. Tiene experiencia en el área de Educación, con énfasis en Educación Infantil. Realiza formaciones para maestros y profesionales de la Educación Infantil para la Prefeitura Municipal de Vitória. Participa en el grupo de investigación "Cartografía, Infancias, Docencias y Currículos" (CNPQ), liderado por la Prof. Dra. Ana Paula Patrocinio Holzmeister - Enlace para acceder a este espejo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9042022239947047. También participa en el grupo de investigación "Conversaciones con las Teorías Poscríticas en Currículo y Formación de Profesores" en la Universidad Federal de Espírito Santo. Miembro del Grupo de Trabajo de Evaluación - Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto III, vinculado ao Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo Docente Estruturante do CE/Ufes (2014-2015) e (2022-2023). Membro da Comissão Permanente de Avaliação das Políticas Educacionais do CE/Ufes. Professora permanente e Coordenadora Geral do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/Ufes). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na linha de pesquisa Currículo e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Com-versações com as teorias pós-críticas em currículos, culturas e formação de professores" (PPGE/Ufes), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Culturas (GECC), da FAE/UFMG e do ESCRE(VI)VER: Grupo de estudos e pesquisa com narrativas em educação, da UFBA. Foi vice-coordenadora do GT Currículo da Anped no biênio 2019-2020 e coordenadora do GT Currículo no biênio 2020-2021. Membro do comitê científico da Anped no biênio 2017-2018. Atualmente é membro titular do comitê científico do GT Currículo da Anped, no biênio 2022/2024. Membro atuante na nova direção da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Membro do AERA. Pesquisador Capixaba (FAPES).

Publicado

2024-12-17

Cómo citar

BINDA ALVES TOURET, Fernanda; KRETLI DA SILVA, Sandra. Onde ardem as imagens: por mais experimentações inventivas e artistagens na educação infantil. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 197–217, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.83832. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83832. Acesso em: 27 jul. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO