Onde ardem as imagens: por mais experimentações inventivas e artistagens na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83832Palabras clave:
imagem, currículo, inventividades, artistagens, Educação InfantilResumen
O artigo registra o movimento de pesquisa realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, Brasil, acerca dos afetos e da potência das imagens nos cotidianos escolares. Utiliza a cartografia como metodologia para acompanhar processos em meio a mapas abertos, fazendo borrar as imagens pensadas para a Educação Infantil e com isso criar e afirmar novas imagens de currículos, de infâncias, aprendizagens e artistagens, junto a bebês, crianças e docências. A argumentação destaca a força das imagens nômades e dos signos artísticos para romper as imagens-representação. O texto ressalta a importância de compreender as imagens como expressões pensantes e relacionais, capazes de provocar afetos potentes. Conclui diante da abertura de possibilidades com um convite a "eclodir a vida" na Educação Infantil, promovendo currículos brincantes, vibrantes e intensivos. Propõe afetar-se com as imagens como potência viva, que movimentam o pensamento, instigando a pensar a Educação Infantil como um território de experimentações inventivas, longe de padrões pré-estabelecidos e estereotipados.
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Derechos de autor 2024 Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva

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