FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.83594Resumen
A partir de um relato de experiência na coordenação pedagógica (CP) de um campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), objetiva-se analisar a importância da criação de espaços de diálogo e construção coletiva para o desenvolvimento humano na docência a partir da ação da CP. A experiência relatada é a de plantões pedagógicos conduzidos pela CP, ao longo da pandemia de covid-19. Diversos estudos já foram realizados acerca do papel do coordenador pedagógico no contexto da pandemia, com foco sobretudo na formação acadêmica de docentes. Entretanto, poucos enfatizaram a promoção da escuta e da circulação da palavra, com foco na construção de sentido e de desenvolvimento humano na docência e o papel da coordenação pedagógica nesse processo. Em um total de 11 plantões, diversos temas foram debatidos entre os docentes do campus, estabelecendo um espaço dialógico que permitiu ir além de questões estritamente pedagógicas em direção a percepções sobre as transformações que o momento exigia, levando a um repensar-se enquanto docente e o desenvolvimento de modos de ser e fazer docentes. Tendo em vista a pertinência do debate sobre formação docente em perspectiva dialógica, ressaltamos que tais discussões extrapolam as especificidades do período pandêmico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cândida Beatriz Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional