CRIANÇAS PROTAGONISTAS E POTENTES: POR UM CURRÍCULO ABERTO AO POSSÍVEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.74967

Palabras clave:

Crianças. Currículo aberto. Oportunidade.

Resumen

Não é exigido resumo para a seção Resenha.

Biografía del autor/a

CLEONICE MARIA TOMAZZETTI, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi professora da Universidade Federal de Santa Maria de 1994 a 2017. Atualmente é professora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, práticas educativas, educação e infância, educação infantil e formação de professores.

Débora Cristina de Sampaio Peixe, Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da carreira EBTT.

Débora Cristina de Sampaio Peixe, Pedagoga, Doutora em Educação. Docente e Pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI do Centro de Educação da
Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) e Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE). Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Rio Grande - FURG (1994), Mestrado (1999) e Doutorado em Educação (2018) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professora da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, de 2000 a 2007 e da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC de 2007 a 2010. Desde 2011, é professora do NDI/CED/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural; Didática; Currículo; Desenvolvimento; Documentação Pedagógica; Transição EI e Anos Iniciais do EF, Brinquedos, jogos e brincadeiras; Literatura e imaginação na infância.

Citas

FORTUNATI, A. Confiança, Oportunidade, Tempo. Olhar, Imaginar, construir o futuro com os olhos das crianças. Porto Alegre, Buqui, 2017.

Publicado

2024-01-09

Cómo citar

TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA; DE SAMPAIO PEIXE, Débora Cristina. CRIANÇAS PROTAGONISTAS E POTENTES: POR UM CURRÍCULO ABERTO AO POSSÍVEL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 501–507, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.74967. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74967. Acesso em: 16 may. 2024.