A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762Palabras clave:
Sociologia, Educação, Lei Nº 10639/03Resumen
Este artigo tem como objetivo um estudo da aplicação da Lei Nº 10639/03 - que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira dentro das disciplinas da educação básica brasileira, para o presente trabalho é explorado especificamente como se dá essa prática dentro da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Levando em conta a incipiente formação de professores com relação à temáticas que envolvem a diversidade de maneira ampla (MEUCCI, 2014), foi feita também uma investigação sobre como é a aprendizagem docente para terem o respaldo teórico e temático sobre a abordagem das relações étnico-raciais no espaço escolar, suprindo o caráter epistemicida da educação num todo (CARNEIRO, 2005). Para tanto, foi realizado um acompanhamento etnográfico (ECKERT e ROCHA, 2008) no período de 6 meses das aulas de dois professores em três escolas da rede pública do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Buscando suprir essas ausências temáticas de suas formações acadêmicas, os professores pesquisados buscaram seus meios dentro de suas vivências e meios permeados, compor uma aprendizagem do cotidiano (LAVE, 2015), algo que é explorado ao longo da investigação.
Citas
BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidade. Madrid:Morata,1998.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio de 2006:
CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Feusp. Tese de doutorado, 2005
DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo, ou como ter anthropological blues. Boletim do Museu Nacional. Rio de Janeiro, 1978
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia: Saberes e práticas. Artigo publicado no livro organizado por Céli Regina Jardim Pinto e César Augusto Barcellos Guazzelli, Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson. As práticas pedagógicas de trabalho com relações etnicorraciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes. 2017
GOMES, Nilma Lino; RODRIGUES, Tatiana Consentino. Resistência democrática: A questão racial e a constituição federal de 1988. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.928-945, out.-dez., 2018.
LAVE, Jean; PACKER, Martin. Hacia una ontología del aprendizaje. Revista de Estudios Sociales No. 4º, Bogotá. 2011
LAVE, Jean; Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015
Lei Nº 10639, de 9 de janeiro de 2003.
MEUCCI, Simone. Sociologia e educação básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.45, n.1. p. 87-101. 2014
ORI. Documentário. Direção e Produção de Raquel Gerber. Roteiro Beatriz Nascimento. São Paulo: Raquel Gerber, 1989.
Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPPIR, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Charles Luiz da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional