BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.55288

Palabras clave:

Reeducação das relações raciais, Cultura africana, Literatura, Educação infantil.

Resumen

Este artigo é um recorte de minha dissertação intitulada: Personagens negras[i] (XXXXX, 2019) na qual analiso três obras literárias com protagonistas negras como propostas de reeducação das relações raciais na educação infantil. Para este trabalho, abordaremos especificamente a obra Bruna e a Galinha D´Angola (ALMEIDA, 2012) que tematiza a cultura africana. A investigação se dá em diálogo com a Lei 10.639/03, assim como, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Destaco, também, os referenciais teóricos de interseccionalidade dos feminismos negros e decoloniais, problematizando, raça, gênero e classe tanto na literatura, quanto na educação infantil e no mercado editorial.


[i] Título e referências da dissertação fictícios para evitar a identificação do autor.

Biografía del autor/a

Sylvia Soares de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto Benjamin Constant

Professora de Educação Infantil em instituição especializada em deficiência visual.

Pesquisadora do Grupo  de  Estudos e pesquisa: Intelectuais Negras.

Mestra em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2021-03-12

Cómo citar

SOUZA, Sylvia Soares de. BRUNA E A GALINHA DANGOLA: UMA PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DA LITERATURA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 82–101, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.55288. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/55288. Acesso em: 6 jun. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA