NARRATIVAS DE CORPOS DOCENTES NO ENCONTRO COM O UNIVERSO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54496Palabras clave:
corpo, criança, relação, vínculo, brincarResumen
Resumo: Um corpo que se move diz sobre o que sente. Esta pesquisa quer mostrar a importância de se estar atento aos corpos das crianças, para sermos capazes de construir de forma coletiva uma relação positiva ou bom encontro. Estar aberto para perceber o que diz o corpo de uma criança ao se mover e entender que ela também é capaz de sentir o que o nosso corpo adulto expressa, traz para a consciência o fato de que os corpos dialogam de acordo com a simbologia de seus movimentos. Estar em uma relação de aprendizagem de corpo inteiro é acreditar que a qualidade dos vínculos que criamos com as crianças hoje, será a base dos vínculos que elas criarão no futuro.
Citas
Referências Bibliográficas:
BUSS-SIMÃO, Márcia. Experiências sensoriais, expressivas, corporais e de movimento na Educação Infantil. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele (org.) Leituras em Educação Infantil: contribuições para a formação docente Curitiba: NEPIE/ UFPR, 2019.
COSTA, Eduardo. (org.) Corpo Transbordante: relatos da prática transpsicomotora educacional e clínica. Rio de Janeiro: Wak Editora,2017.
ESPINOSA, Benedictus. Espinosa – Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
FERRARO, Giusepe. A escola dos sentimentos - Da alfabetização das emoções à educação afetiva. Rio de Janeiro: NEFI, 2018.
FOCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
GUEDES, Adrianne; LAGE, Lívia & FERREIRA, Michelle. Retratos do Cotidiano: Iluminando “pontos cegos”2 das Práticas na Educação Infantil. In: MORO, Catarina; VIEIRA, Daniele (org.) Leituras em Educação Infantil: contribuições para a formação docente Curitiba: NEPIE/ UFPR, 2019.
LAPIERRE, Anne; BATISTA, Maria Isabel; VIEIRA, J. Leopoldo. Psicomotricidade Relacional: a teoria de uma prática. CIAR, 2005.
MASTRASCUSA, Celso; FRANCH, Núria. Corpo em movimento, corpo em relação:Psicomotricidade Relacional no ambiente educativo. 1ed. São Paulo: Evangraf, 2016.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: A natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Petrópolis, 2016.
SARMENTO, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Braga, Portugal. Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança (mimeo), 2002.
SOARES, Suzana.Vínculo, movimento e autonomia.Omnisciência. São Paulo: 2017
TIRIBA, Lea. Crianças, Natureza e Educação Infantil. Tese de Doutorado. PUC, Rio de Janeiro, 2005.
TIRIBA, Lea. Crianças da Natureza. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
TRINDADE, Rafael. Espinosa – Origem e natureza dos afetos. Razão Inadequada. Disponível:https://razaoinadequada.com/2014/07/15/espinosa-origem-e-natureza-dos-afetos/ Acesso: 28/07/2020.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Tradução de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional