DIÁRIO DA QUARENTENA DE UMA PROFESSORA DA INFÂNCIA: APROXIMAÇÕES COM BOAVENTURA, AGAMBEN E KRENAK
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52249Palabras clave:
Pandemia, Educação Infantil, Diário da Quarentena.Resumen
O presente artigo procura ser um diário das impressões da autora acerca da pandemia do coronavírus. Partindo da constatação do quanto é difícil ter concentração e inspiração para ler, escrever e estudar na quarentena, a autora se aproxima de intelectuais de nossa contemporaneidade que estão aceitando esse desafio, de pensar criticamente o tempo presente, que é inédito e raro para nossa geração. São realizadas aproximações com Boaventura de Sousa Santos, Ailton Krenak e Giorgio Agamben, que escreveram livros na/da pandemia. Inspirada por esses pensadores, por fim, a autora levanta suas próprias impressões sobre a pandemia e suas repercussões numa instituição de Educação Infantil, no qual a mesma foi empossada durante o período de distanciamento social.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste. Quodlibet, 2020.
BARROS, M. Memórias inventadas – a Terceira Infância. Rio de Janeiro: Planeta do Brasil, 2008.
KRENAK, Ailton. O amanhã não está a venda. Companhia das letras, 2020.
ESCORREGA. Boletim Informativo da Educação Infantil da Educação Infantil do Coluni UFF. Edição Especial. Ano 2, n. 7, maio 2020.
LOPES, Isabela Pereira. Aproximações e reflexões diante da “pedagogia do vírus”. Revista Olhar de Professor, v. 23, p. 1-4, 17 jun. 2020. Disponível em: <http://www.uepg.br/olhardeprofessor>.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O Social e o Político na Pós-Modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
________. A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina, 2020.
WEBINAR SEMINÁRIO ONLINE “Por una buena escuela en tiempo de Coronavirus”, Integratek. Webinar apresentado por Francesco Tonucci. Espanha, 25 de abril de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional