O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: POR QUE É “MUITO IMPORTANTE OUVIR OS EDUCADORES DA ESCOLA PÚBLICA”

Autores/as

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.51619

Palabras clave:

Formação de professores, Currículo, Educação Física

Resumen

Os relatos de experiência elaborados por professores que afirmam colocar o currículo cultural da Educação Física em ação substancializam os conhecimentos produzidos durante o fazer educacional. Esses registros foram tomados como os principais recursos didáticos da disciplina Metodologia do Ensino de Educação Física, componente curricular obrigatório de um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior situada na capital paulista. Neste texto, promovemos um diálogo entre o percurso transcorrido e as análises das narrativas docentes elaboradas pelos licenciandos e licenciandas à medida em que se apropriavam dos referenciais epistemológicos e didático-metodológicos da Educação Física cultural. Dessa experiência extraímos duas aprendizagens importantes: os saberes elaborados pelos professores em atuação são bem recebidos quando incorporados ao currículo universitário e essa incorporação confere legitimidade não só aos conteúdos abordados como também à escola como espaço de produção de conhecimentos.

Biografía del autor/a

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2021-03-12

Cómo citar

NEIRA, Marcos Garcia. O TRABALHO COM RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL: POR QUE É “MUITO IMPORTANTE OUVIR OS EDUCADORES DA ESCOLA PÚBLICA”. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 116–131, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.51619. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51619. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA