A EXCLUSÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS ORIUNDO DE UMA PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DO MOVIMENTO POR UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Annie Gomes Redig UERJ
  • Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.51349

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Pandemia, Estudantes com deficiência, COVID-19.

Resumen

O artigo discute a inclusão à luz dos sentimentos de isolamento e exclusão advindos da pandemia do COVID-19. Objetivou-se refletir sobre o relato de jovens com transtorno do espectro autista de como vivenciam e lidam com a escola em momentos de isolamento. A análise permitiu concluir a necessidade de mudanças na formação inicial e continuada de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. Constatou-se a ausência de suportes adequados para os professores, neste momento de isolamento social, para atender aos estudantes com deficiência, ainda que a intenção dos sistemas de ensino tenha sido de incluir os educandos por meio de atividade nas mídias digitais. Considera-se a que a dificuldade de inclusão no período de pandemia desvela a situação de exclusão já vivenciada por este público.

Biografía del autor/a

Annie Gomes Redig, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ).

Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2020-10-30

Cómo citar

REDIG, Annie Gomes; MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho. A EXCLUSÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS ORIUNDO DE UMA PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DO MOVIMENTO POR UMA ESCOLA INCLUSIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 139–156, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.51349. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/51349. Acesso em: 16 may. 2024.