O medo do prazer e sua relação com o retorno ao silenciamento: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.44861Palabras clave:
Educação, Escola, CriticidadeResumen
Este relato se propõe a refletir sobre o olhar conservador e o medo de dar voz aos alunos na realização de propostas pedagógicas diferenciadas, retirarando do debate educacional questões emergentes na esfera social e cultural da vivência de nossos educandos, desqualificando debates que possam contribuir para a compreensão e reflexão crítica a respeito da realidade vivida, silenciando vozes, reproduzindo valores e preconceitos baseados em concepções morais e religiosas. Sendo assim, este texto terá como recorte o relato de uma situação que envolveram um projeto com música no Ensino Fundamental em duas escolas, uma pública e uma escola privada.
Citas
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
GADOTTI, Moacir. A Educação Contra a Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SEPULVEDA, Denize. Emancipação social e exclusão no cotidiano escolar: a homofobia e suas influências nas tessituras identitárias. Tese de Doutorado em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2012.
SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Conservadorismo e educação ESCOLAR: um exemplo de exclusão. Movimento Revista de Educação. Ano 3, N. 5, 2016.
_______; _______. Práticas conservadoras: suas influências nas tessituras identitárias de gêneros e sexualidades. Periferia: educação, cultura e comunicação. V.9, N.2 jul-dez 2017.
TAVEIRA, Eleonora Barrêto. Saberes de alunos e alunas do ensino regular noturno: questão para a Escola? In: ALVES, Nilda: GARCIA, Regina Leite. A Invenção da Escola a cada dia. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional