Educação Integral: proposta para uma educação popular
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38033Palabras clave:
Educação Popular, Educação Integral, Educação Pública.Resumen
O presente artigo tem como foco a compreensão ideológica e filosófica dos caminhos iniciais na perspectiva da formação da classe trabalhadora. Baseado no pressuposto teórico-metodológico de Paulo Freire (2005) e Darcy Ribeiro (1986) enveredados pela consolidação de uma política educacional que busca compreender o caminho percorrido para os atuais posicionamentos sobre a educação popular. A relação entre a Educação Integral e formação da classe popular sempre esteviram intimamente ligadas. Ao refletirmos a ideologia da Educação Brasileira como consolidada através dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) por Darcy Ribeiro, observamos que a educação em tempo integral está problematizada em sua gênese na educação popular. Todo seu processo tem a ferramenta para um posicionamento dialógico, inclinados para que possamos entender o panorama atual da educação pública, gratuita e para a classe popular.Descargas
Publicado
2018-10-30
Cómo citar
ALVARENGA, Juliana Godói; QUINTANILHA, Clarissa Moura. Educação Integral: proposta para uma educação popular. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 378, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38033. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38033. Acesso em: 16 may. 2024.
Número
Sección
Dossiê temático
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional