DIÁLOGOS SOBRE ESCOLA E DIFERENÇA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Daniel Vieira Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.29531

Palabras clave:

educação, diversidade, gênero, sexualidade, opressão

Resumen

O presente trabalho pretende pensar os limites e possibilidades da escola no combate as violências (re)produzidas a partir de noções de diferença. Em meio a violências e resistências, o espaço escolar é colocado como lugar onde a teia do poder cria embaraços e caminhos. Utilizo como local de partida olhares trazidos por professoras que foram alunas do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE/UFRJ - 2014), levantando questões que desejam desafiar os olhares dicotômicos, que hora colocam a escola como espaço de manutenção e reprodução de opressões, hora como espaço de superação dos preconceitos e de possibilidade de construção de uma sociedade mais justa. Proponho que a escola seja tudo isso, em relações que se mostram complexas e contraditórias. Partimos dos relatos dessas professoras para analisar as relações de gênero e sexualidade, em diálogo com conceitos outros que também se debatem sob o guarda chuva da diversidade, tais como raça, classe e local de moradia, buscando compreender de que formas se articulam produzindo formas diversas de exclusão, marginalização, mas também de possibilidades e agências.

Biografía del autor/a

Daniel Vieira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/UERJ). Docente da Rede Municipal de Educação de Nova Iguaçu/RJ. Docente e Coordenador da Educação de Jovens e Adultos da Escola Politécnica Joaquim Venancio da Silva (ESPJV/FIOCRUZ)

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Cómo citar

SILVA, Daniel Vieira. DIÁLOGOS SOBRE ESCOLA E DIFERENÇA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 154–169, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.29531. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/29531. Acesso em: 16 may. 2024.