O ENSINO DA MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RELATOS E REFLEXÕES EM TORNO DE UM ACONTECIMENTO EDUCATIVO

Autores/as

  • Apoliana Regina Groff
  • Ana Paula Evaristo Russi
  • Josiele Bené Lahorgue

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2015.23791

Palabras clave:

Música, Pessoas com Deficiência, Acontecimento Educativo, Experiência.

Resumen

Este trabalho se constitui de relatos e reflexões em torno de um acontecimento educativo, construído com estudantes de uma instituição que oferece atendimentos educacionais a pessoas com deficiência. O contexto deste acontecimento diz respeito à disciplina de Artes e, mais especificamente, ao ensino da música. Foi a partir da introdução dos/as educandos/as à linguagem musical, da composição de letras, arranjos e da gravação de um CD que o ensino da música aconteceu. Reflete-se sobre a construção do acontecimento educativo e os processos de criação envolvidos, sobre o ensino da música na Educação Especial, bem como, acerca do querer a experiência na educação como uma responsabilidade ética do/a educador/a.

Publicado

2016-07-13

Cómo citar

GROFF, Apoliana Regina; RUSSI, Ana Paula Evaristo; LAHORGUE, Josiele Bené. O ENSINO DA MÚSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: RELATOS E REFLEXÕES EM TORNO DE UM ACONTECIMENTO EDUCATIVO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 456–472, 2016. DOI: 10.12957/riae.2015.23791. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/23791. Acesso em: 14 may. 2024.