ENSINO DE HISTÓRIA, DIVERSIDADE CULTURAL E LEI 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.16801Palabras clave:
Ensino de História, Diversidade Cultural, PIBID.Resumen
O presente artigo pretende apresentar reflexões acerca do ensino e aprendizado de História frente às demandas sociais, tais como as instituídas pela Lei 10.639/03. Além de focar na problematização do respeito à diversidade cultural durante as aulas de História em turmas do 6º ano do fundamental, observando como esses alunos lidam com os conteúdos históricos ensinados, evidenciando que o currículo nessa serie visa o estudo das civilizações antigas, a vida material desses povos e suas crenças. Ocorre um enfoque nas apropriações dos alunos, sobre o conhecimento histórico e quais relações têm sido estabelecidas com as suas experiências cotidianas, a partir de registros em diários de campo e entrevistas feitos pelos bolsistas do Subprojeto História do PIBID, da Faculdade de Formação de Professores/UERJ, realizado em um colégio estadual em São Gonçalo.
Citas
ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura Afro-Brasileira In: PEREIRA, Amílcar Araújo; MONTEIRO, Ana Maria. (Orgs). Ensino de história e culturas Afro Brasileira e Indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013 p.27-55.
CANDAU, V. M.; MOREIRA, A. F. B. Currículo, Conhecimento e Cultura. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. (Orgs). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
FERNANDES, J. R. O. Ensino de História e Diversidade Cultural: Desafios e Possibilidades. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005 Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 14 out. 2014.
GUIMARÃES, Selva. A Nova LDB, os PCN’s e o Ensino de História. In: GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: Experiência, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 29-38.
GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. 8. Ed. – Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
KELLY, A. V. O que é o currículo? In: KELLY, A. V. O currículo. Teoria e Prática. (1981). São Paulo: Harbra. p. 3-7.
MACEDO, E. Currículo: Política, Cultura e Poder. In: MACEDO, E. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, pp.98-113, jul./dez. 2006.
PAULA, G. J. Q. de. O Ensino de História e a Diversidade Cultural Brasileira: Maneiras e Possibilidades. Ágora, Santa Cruz do Sul, v. 15, n. 1, p. 137 a 147, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/arti cle/view/1790/1338>. Acesso em 14 out. 2014.
SANTOS, Lorene dos. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e índigenas: dilemas e desafios da recepção à lei 10.639/03. In: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. (Orgs). Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indigenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p.57-84.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional