SURDEZ E OUTROS COMPROMETIMENTOS? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DIFERENÇA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.16191Palabras clave:
Diferença, Surdez, Alteridade.Resumen
DOI: 10.12957/riae.2016.16191
Crianças surdas e com deficiência mental? Adolescentes surdos e autistas? Crianças surdas e com síndromes raras? Adolescentes surdos, cadeirantes e deficiência mental? Como se comunicar? O que fazer? Essas foram minhas indagações quando comecei a trabalhar no Centro de Atendimento Alternativo Florescer (CAAF) no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 2013. Trago neste texto algumas provocações e acontecimentos que me fizeram (re)pensar a minha prática docente, tecendo com estes sujeitos uma experiência na diferença. Diferença não demarcada pelas “deficiências”, mas constitutiva da relação de alteridade, diferenças nossas de perceber, estar, viver, sentir o mundo.
Citas
CENTRO DE ATENDIMENTO ALTERNATIVO FLORESCER – CAAF. Disponível em: <http://www.ines.gov.br/index.php/educacao-basica/centro-de-atendimento-alternativo-florescer/centro-de-atendimento-alternativo-florescer-caaf>. Acesso em: 03 abr. 2015.
DUSCHATZKY, S.; SKLIAR, C. O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FERRE, N. P. de L. Identidade, diferença e diversidade: manter viva a pergunta. In: LARROSA, J.; SKLIAR, C. (Orgs.) Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SKLIAR, C. Experiências com a palavra: notas sobre linguagem e diferença. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional