CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CORPORAIS E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA ESCOLA LIVRE DE DANÇA DA MARÉ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45780Palabras clave:
Dança, Corpo, Racismo, Educação.Resumen
Este artigo busca refletir sobre a constituição de sujeitos corporais a partir de relatos de um professor e de estudantes da Escola Livre de Dança da Maré — ELDM sobre suas interações com as forças de segurança pública do Estado. Apoia-se nos pressupostos de Kilomba (2019) e de Fanon (2008) para o reconhecimento das marcas infligidas pelo racismo cotidiano na formação do esquema corporal de indivíduos negros no território da Maré, no Rio de Janeiro. Constata-se que a criação de espaços para a reflexão sobre questões como o racismo e a violência, nos processos pedagógicos da ELDM, têm sido estratégias efetivas de educação antirracista para a formação corporal de indivíduos mais conscientes e críticos em relação às questões raciais e sociais às quais estão submetidos.
Citas
Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. Redes de Desenvolvimento da Maré. Disponível em <http://redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/BoletimSegPublica2018.final.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2019.
CAVALLEIRO, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 65-104. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf>. Acesso em: 2 out. 2019.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas.Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
JUNIOR, W. E. F.Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300003>. Acesso em: 2 out. 2019.
KILOMBA, G. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
GOMES, N.L.; SILVA, P.B.G.(orgs.) Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Cultura Negra e Identidades.)
PAREYSON, L. Os problemas da estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
REDES DA MARÉ (org.). Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2018.
SILVA, J. S.; BARBOSA, J. L.; FAUSTINI, M. V. O novo carioca. Rio de Janeiro: Mórula Editora, 2012.
SOTER, S. C. S.; PAVLOVA, A. Escola Livre de Dança da Maré: a ground to share. In: BUTTERWORTH, J.; WILDSCHUT, L. (org.). Contemporary Choreography. 2 ed.Londres: Routledge, 2017, v. 1, p. 1-480.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional