A LITERATURA INFANTIL COMO NORTEADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86609Abstract
O presente relato versa sobre uma prática pedagógica realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria. Entrelaça os pressupostos da pedagogia antirracista com a literatura infantil no processo educativo desenvolvido com crianças pequenas, no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, vinculado à Faculdade de Educação da informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria. A partir desta experiência, buscamos discutir a necessidade de descolonizar as práticas educativas, ao tomarmos como base a implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país. A literatura infantil com protagonismo de personagens negros constituiu-se em principal material linguístico e simbólico de mediação para a conversa com crianças. A partir da obra “O pequeno príncipe preto”, de Rodrigo França (2020), problematizamos a questão da inferioridade racial ao colocarmos luz sobre o combate à ideologias racialistas e pseudocientíficas. Além disso, buscamos incentivar a formação do leitor literário numa perspectiva antirracista e descolonizadora, colaborando para a formação da identidade de crianças negras. Dos saberes construídos nesta experiência, pela qual permitiu-nos explicitar o papel da literatura infantil como aliada à luta antirracista, depreendemos a necessidade de ampliar as discussões sobre identidades, culturas e subjetividades nas práticas educativas, a partir de uma pedagogia crítica que possibilite experiências literárias antirracistas nas instituições de educação infantil.
Palavras-chave: Pedagogia antirracista; Literatura infantil; PIBID.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 JULIA GABRIELLA ALEXANDRE MOTA, Darianny Araújo dos Reis

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License