LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.86284

Abstract

Nowadays, Artificial Intelligence, mainly ChatGPT, is becoming more and more popular in several social areas including education. In such a situation, to consider its use in classroom, means to acknowledge its   imminent acceptance of this social tool. Therefore, this research aims at analyzing how ChatGPT use can help in the production of academic essays. For our   analyses we are theoretically supported by Bakhtin (1992) and Mey (1998) when mentioning language regarding the increased use of ChatGPT within the interaction between man and machine. The concept of mediation in the Vygotsky view, and the concepts of literacy and digital critical literacy support the theoretical basis for its use in classrooms. Methodologically we carry out documental research of the construction process of an academic essay done by an Applied Linguistic graduate student in a federal university in the   center of Brazil.

 

Keywords: Artificial Intelligence; ChatGPT; Mediation; Literacies; Critical Digital Literacy.

Author Biographies

Ana Emília Fajardo Turbin , Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2010), sob a supervisão da Dra. Glaucia D’Olim Marote Ferro e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997), sob a supervisão da Dra. Silvana Serrani.

Realizou pós-doutorado em escrita de relatório de estágio supervisionado na Universidade Federal do Tocantins (2010-2012), sob a supervisão do Dr. Wagner Silva. Pós-doutora em Linguagens e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), sob a supervisão da Dra. Reinildes Dias e Pós-doutora em Inteligência Artificial e Ensino pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2025), sob a supervisão do Dr. Erik Voss.

É Professora Associada IV na graduação e na pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e professora orientadora do curso de pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) na mesma instituição. Seus interesses de pesquisa incluem o uso da inteligência artificial como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem de línguas, com foco em contextos de alunos com baixa visão, multiletramento e multimodalidade.

 

Wesley Andrade Messias, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB, orientando do Prof. Dr. Fidel Armando Cañas Chávez, possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), Pós-Graduado em Linguística e Produção Textual - Instituto Superior de Educação Ateu (2014) e Pós-Graduado em Gramática da Língua Portuguesa - Faculdade Cerrado (2022).

Ocupante do cargo público efetivo de Policial Penal Federal, exerceu a função de redator na Divisão de Comunicação Social da Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atualmente, está Coordenador de Projetos de Educação Midiática e Coordenador-Geral de Direitos na Rede - Substituto na Secretaria de Políticas Digitais na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Fernanda Mendes Morais , Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Linguística Aplicada, pela Universidade de Brasília (UNB), orientanda da Profa. Dra. Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo, graduada em Letras (Inglês/Português), pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós-graduada em Língua Inglesa, pela Faculdade do Noroeste de Minas. Atualmente, professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e leciona a disciplina de Língua Inglesa nas turmas do Ensino Médio.

Published

2025-02-10

How to Cite

FAJARDO TURBIN , Ana Emília; ARMANDO CAÑAS CHÁVEZ, Fidel; ANDRADE MESSIAS, Wesley; MENDES MORAIS , Fernanda. LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 375–394, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.86284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86284. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR