ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF PHD THESES DEFENDED BETWEEN 2019 AND 2023

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86275

Abstract

O artigo analisa as teses de Doutorado defendidas e publicadas no Brasil entre 2019 e 2023 que exploram a relação entre inteligência artificial (IA) e educação, utilizando a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como fonte de dados. A pesquisa, de caráter exploratório e apoiada por uma revisão sistemática, revela um panorama de crescimento e diversificação na área. Houve um aumento significativo na produção de teses a partir de 2022, evidenciando um crescente interesse acadêmico. As teses foram agrupadas em quatro categorias temáticas principais: IA na educação, Tecnologias digitais e redessociais na educação, Metodologias e propostas educacionais inovadoras, e Sistemas robóticos e adaptativos na educação. A diversidade temática destaca a interdisciplinaridade necessária para enfrentar os desafios contemporâneos da educação mediada por IA. Em conclusão, o estudo aponta para um futuro promissor na interseção entre IA e educação, com um reconhecimento crescente da importância dessa integração para aprimorar práticas pedagógicas e desenvolver novas metodologias e ferramentas educacionais.

Published

2025-02-10

How to Cite

BASSANI, Maria; GONZALES CHENA, Ana Eugênia. ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEW OF PHD THESES DEFENDED BETWEEN 2019 AND 2023. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 84–98, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86275. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86275. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR