MULTILETRAMENTOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS JUVENIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REMIX
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86225Abstract
Este trabalho é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento que busca compreender o processo de articulação e integração das práticas de multiletramentos na aprendizagem artístico-musical de jovens. Neste artigo temos como objetivo analisar o uso da inteligência artificial (IA) nas práticas artísticas juvenis de multiletramentos no processo de produção de vídeos remix, considerando os aspectos socioculturais, pedagógicos e tecnológicos. Como metodologia, realizamos o recorte de uma entrevista intensiva realizada com um jovem estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte a respeito das suas práticas artísticas de multiletramentos auxiliadas por IA. Como principais resultados, destacamos as mudanças de ethos no processo de criação de vídeos remix e nas práticas de multiletramentos auxiliadas por IA. Entre as principais mudanças, destacam-se a automatização de processos técnicos relacionados à edição de vídeo e a democratização do acesso a ferramentas profissionais de edição, todas proporcionadas pela IA. No que se refere à renovação do ethos, consideram-se a emulação da criatividade humana e os limites borrados da propriedade intelectual como principais pontos de mutação. Espera-se que este artigo possa contribuir com as discussões sobre o uso da IA nas práticas de multiletramentos atuais, tendo em vista que estas práticas revelam uma integração inovadora de tecnologia e arte na cultura juvenil.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Magnaldo Araújo, Eduardo S. Junqueira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License