THE RELEVANCE OF READING PRACTICE IN THE LITERACY PROCESS.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73430

Keywords:

Leitura, Alfabetização, Gêneros-textuais.

Abstract

Literacy and reading are processes that are developed inseparably in pedagogical practice. Within this object, the aim was to answer whether there is effectiveness in the practice of reading as an element that helps the literacy process? For this reason, we outline the objective: to discuss how the practice of reading can contribute to the development of the literacy process. A bibliographical and documentary research was developed, with a qualitative approach, in which assumptions by Soares (2011, 2018, 2020) were used; Blacksmith and Teberosky (1985); and Freire (1982, 1987, 1994, 1996) to analyze the collected data. The results indicate that reading in the literacy process becomes an indispensable tool, as it collaborates in the formation of the reader, inserting him in the literate society in an adequate way. Therefore, it is necessary to provide favorable conditions for the practice of reading, awakening critical readers. The practice of reading needs to be stimulated so that it can be introduced into the child's experience as an activity that promotes a change in habit and behavior.

Author Biographies

Ana Claudia Ortega Alonso, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Licenciada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Anhanguera Campo Grande-MS. Foi bolsista do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (MS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda no programa PROFEDUC da UEMS, com o objeto de pesquisa: A produção currícular no curso de Pedagogia na perspectiva de seus estudantes: entre a mesmidade e a diferença. Orientada pela Profa. Dª Sirley Lizott Tedeschi, UEMS - Unidade Campo grande -MS. Pesquisadora bolsista pela FUNDECT.

Erika Karla Barros da Costa, Centro Universitário Anhanguera

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco ( UCDB), Especialista em PROEJA pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), graduada em Pedagogia pela UCDB e em Letras/Português pela FCE, graduanda em História licenciatura e Jornalismo pela Anhanguera. Atuou como Coordenadora e Professora dos Cursos de Licenciaturas da Faculdade Nova Roma (PE). Atuou como Coordenadora e professora dos Cursos presenciais de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande e Coordenadora dos Cursos EAD da mesma instituição; Gestora da Educação Profissional e do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino - Secretaria de Estado de Educação de MS. Foi Coordenadora Estadual do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro e do Programa de Formação de Professores - PROINFANTIL e Coordenadora do Curso Normal Médio da EE Profª Maria de Lourdes Widal Roma. Trabalhou como Coordenadora do Ensino Médio do Colégio ABC/CBA e atualmente é Coordenadora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Mon Petit e Colégio Mon Géant. Possui experiência em Gestão escolar para resultados, na formação de professores na área de Educação, com ênfase em Educação infantil e Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, ludicidade, aprendizagem significativa, avaliação, gestão de sala de aula, gestão pedagógica, currículo, matemática, jogos, educação matemática e alfabetização.

ARÃO DAVI OLIVEIRA, Universidade Católica Dom Bosco.

Doutor em Educação (UCDB). Foi Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em educação (UCDB); Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI); Licenciado em Pedagogia (UNIP) e História (UFMS); experiência na docência no curso de licenciatura em Pedagogia com ênfase em Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Gestão Educacional, Avaliação da Educação,  Jogos e Brinquedos na Infância, Legislação Educacional e TCC; e na Pós-graduação Lato Sensu na área da educação com ênfase nas disciplinas: Avaliação da Educação, Didática, Metodologia do Trabalho Científico e TCC; Parecerista Ad hoc das Revista: Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação; Cadernos de Gênero e Tecnologia; Revista Contemporânea de Educação”; e “Cadernos do Ceom”. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEFORT), vinculado ao PPGE/UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCB/DF, Brasil; ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0746-2569. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5059002203303392. E-mail: adodavi@gmail.com.

Vanessa Janaína viana de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005);  especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela Faculdade do Vale Itajaí Mirim (2007); Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2022). Atualmente é Coordenadora dos Anos Iniciais do E. F. da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1043632441551647;

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9928-0158.

E-mail: nessa3502@gmail.com

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Published

2024-12-17

How to Cite

ALONSO, Ana Claudia Ortega; COSTA, Erika Karla Barros da; OLIVEIRA, ARÃO DAVI; OLIVEIRA, Vanessa Janaína viana de. THE RELEVANCE OF READING PRACTICE IN THE LITERACY PROCESS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 364–379, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73430. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73430. Acesso em: 21 may. 2025.