DAR FIM A ESSE MUNDO DE DÍVIDAS IMPAGÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70998Abstract
A feminista negra Denise Ferreira da Silva é graduada em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em Sociologia e Antropologia também pela UFRJ. É doutora em Sociologia pela University of Pittsburgh e, atualmente, é professora da University of California, em San Diego, nos Estados Unidos. A Dívida Impagável é uma das poucas produções de Denise Ferreira da Silva escritas em língua portuguesa. Apesar de ser brasileira, a autora já há muito tempo faz parte da academia estadunidense e, portanto, escreve a maior parte de seus textos em língua inglesa. Contudo, existem também outros poucos artigos da autora escritos em língua portuguesa, ou traduzidos para o português, em revistas acadêmicas brasileiras (2006; 2014; 2020).
References
BARZAGHI, Clara; PATERNIANI, Stella; ARIAS, André (Orgs.). Pensamento negro radical: antologia de ensaios. São Paulo: Crocodilo, N-1 edições, 2021.
FERREIRA DA SILVA, Denise. À brasileira: racialidade e a escrita de um sujeito destrutivo. Estudos Feministas, Florianópolis, 14(1): 336, janeiro/abril, 2006.
FERREIRA DA SILVA, Denise. Ninguém: direito, racialidade e violência. Meritum, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 67-117 – jan./jun. 2014.
FERREIRA DA SILVA, Denise. Pensamento fractal. PLURAL, Revista do Programa de Pós -Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.27.1, p. 206-214, jan./jul., 2020.
HARTMAN, Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HARTMAN, Saidiya. Vidas rebeldes, belos experimentos: histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais. São Paulo: Fósforo Editora, 2022.
WINDERSON III, Frank. Afropessimismo. São Paulo: Todavia, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License