PRÁTICAS CIBERATIVISTAS NA PANDEMIA: QUANDO A REDE MOBILIZA ATOS DE RESISTÊNCIA À NECROPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70985Keywords:
Ciberativismo, Necropolítica, Pandemia, EducaçãoAbstract
O texto, recorte de pesquisa de mestrado recentemente finalizada, analisa práticas ciberativistas cartografadas em tempos de COVID-19. O foco do trabalho foi discutir três episódios que ocorreram no final de 2021 e que repercutiram nas redes: 1) a participação de Bolsonaro e sua comitiva na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU); 2) a manifestação a favor do governo ocorrida no dia primeiro de agosto de 2021 em São Paulo (SP); e 3) a manifestação contrária ao governo ocorrida no dia sete de setembro no Rio de Janeiro (RJ). Adotamos a cartografia online como metodologia de pesquisa, privilegiando princípios como a atenção e o afetamento frente aos acontecimentos contemporâneos investigados. Após dois anos (con)vivendo com o vírus da COVID-19, vimos olhando atentamente para as redes e aprendendo como os sujeitos vêm engajando-se coletivamente para orquestrar atos de resistência à necropolítica, questionando as políticas de morte de um governo que reitera discursos negacionistas em plena pandemia.References
ALMEIDA, Wallace; SANTOS, Edméa. Reglus: uma proposta de prática pedagógica na cibercultura. Acta Scientiarum Education, v. 42, p. 1-14, 2020. Disponível em: <https://is.gd/lqayJx>. Acesso em: 20 fev. 2022.
ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 131-149.
CARRARA, Sérgio. As ciências humanas e sociais entre múltiplas epidemias. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 1-6, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3j8wXrf>. Acesso em: 27 set. 2020.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CARVALHO; Felipe da Silva Ponte de; POCAHY, Fernando. Odiados pela nação: como ensinamos e aprendemos a odiar a diferença? Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 8, n. 2, p. 47-66, mar. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3bmOYxM>. Acesso em: 24 mar. 2020.
COUTO, Edvaldo; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/35ZS4X8>. Acesso: 15 maio 2020.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; AMARO, Ivan; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; RUANI, Ruann Moutinho. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na rede: a conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 1, p. 109-130, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://bit.ly/35womZD>. Acesso em: 16 jun. 2020.
COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos. Cibercultura, juventudes e heteronormatividade: ativismo e resistência no Facebook. Revista Debates, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 153-174, maio/ago. 2017. Disponível em: <https://is.gd/Ns9izP>. Acesso em: 8 fev. 2022.
FERNANDES, Terezinha; SANTOS, Edméa. Ciberfeminismos e multiletramentos críticos na cibercultura. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-19, 2020. Disponível em: <https://is.gd/142v8d>. Acesso em: 20 fev. 2022.
HARARI, Yuval Noah. Notas sobre a pandemia e breves lições para o mundo pós-coronavírus. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KASTRUP, Virgínia. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Revista Polis e Psique, Porto Alegre, 20 ANOS DO PPGPSI/UFRGS, p. 99-106, 2019. Disponível em: <https://is.gd/iHw4DZ>. Acesso em: 3 mar. 2022.
KASTRUP, Virgínia.; BARROS, Regina Benevides de. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p.76-91.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.
MADDALENA, Tania Lucía; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; TEIXEIRA, Marcelle Medeiros. O que dizem os memes da educação na pandemia? Dilemas e possibilidades formativas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 16, p. 1518-1534, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/37WedIs>. Acesso em: 29 dez. 2020.
OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira; PARAÍSO, Marlucy Alves. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 159-178, set./dez. 2012. Disponível em: <https://bit.ly/3Oqb9Ht>. Acesso em: 27 jun. 2022.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2. Ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014, p. 25-47.
PINTO, Cláudio da Costa; PRETTO, Nelson. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr. 2006. Disponível em: <https://is.gd/R419iA>. Acesso em: 27 fev. 2022.
PRETTO, Nelson De Luca. Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2013.
PRIMO, Alex. Interações mediadas e remediadas: controvérsias entre as utopias da cibercultura e a grande indústria midiática. In: PRIMO, Alex (Org.). Interações em rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2013, p. 13-32.
QUEIROZ, Eliani de Fátima Covem. Ciberativismo: A nova ferramenta dos movimentos sociais. Revista Panorama, v. 7, n. 1, p. 2-5, jan/jun. 2017. Disponível em: <https://is.gd/G50GAK>. Acesso em: 4 de jan. 2022.
RAMOS, Hugo Souza Garcia; PEDRINI, Mateus Dias; RODRIGUES, Alexsandro. Cartografia e pesquisas com os cotidianos: um encontro metodológico. Rebeh – Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, Mato Grosso, v. 2, n. 2, p. 139-151, jan. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/33SkvVK>. Acesso em: 25 mar. 2020.
RUANI, Ruann Moutinho; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; AMARO, Ivan. Na quarentena, o tesão pode ser o pior inimigo: conversando com homens usuários do Grindr sobre namoro e “pegação” em tempos de pandemia. Textura, Canoas, v. 23, n. 55, p. 215-234, jul./set. 2021. Disponível em: <https://bit.ly/37iMEIk>. Acesso em: 3 ago. 2021.
SANTOS, Edméa; COLACIQUE, Raquel; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. A autoria visual na internet: o que dizem os memes? Quaestio, Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 135-157, maio 2016. Disponível em: <https://bit.ly/2MGandy>. Acesso em: 14 abr. 2019.
SILVA, João Paulo de Lorena; PARAÍSO, Marlucy Alves. Para uma cartografia de infâncias queer no currículo escolar. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 54, p. 1-21, out./dez. 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2t5wHES>. Acesso em: 10 jan. 2020.
SOUZA, Joana Dourado França de; COUTO, Edvaldo Souza; BONILLA, Maria Helena Silveira. Entre a efemeridade das stories e a memóriada escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 53, p. 167-181, abr./jun. 2018. Disponível em: <https://is.gd/BxJ8dg>. Acesso em: 20 fev. 2022.
SILVA JUNIOR, Jonas Alves; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro; RODRIGUES; Liliana. Quando o fundo do poço é (ainda) mais profundo: sobre a importância das ciências humanas e sociais em tempos de pandemia e negacionismos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Especial II, p. 6-17, jun./out. 2020. Disponível em: <https://is.gd/vJfyp5>. Acesso em: 10 fev. 2021.
SILVEIRA, Sergio amadeu da. Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo. Revista USP, São Paulo, v.1, p. 28-39. 2010. Disponível em: <https://is.gd/b0efUJ>. Acesso em: 6 dez. 2021.
TEIXEIRA, Marcelle Medeiros; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. Deu ruim na hashtag! Bots e pandemia de fake news em tempos de COVID-19: o caso #FechadoComBolso(L)naro. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, p. 328-347, 2020. Disponível em: <https://is.gd/wtnnG2>. Acesso em: 11 maio 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License