DANÇAR PARA APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.54889Keywords:
corpo, alfabetização, dançaAbstract
Este relato de experiências é fruto de um desejo antigo. É uma partilha de vivências a respeito de corpos moventes e dançantes no período da Alfabetização. O presente texto apresenta o caminho percorrido por crianças e professora, do 2º ano do Ensino Fundamental I, que reconheceram a necessidade e o interesse pelo movimento dançante para aprender a aprender e aprender a ensinar. Dançar foi preciso para que as crianças aprendessem a ler, escrever e contar, assim como foi preciso para que a professora aprendesse a ensinar com uma das potências fundamentais da existência humana: o corpo (em movimento).
References
BRASIL. Ministério da Educação. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2019.
_________. Resolução CNE/CEB 5/2009. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18.
_________. Resolução CNE/CEB 5/2009. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de dezembro de 2010.
BRÜGGER, S. M. J.. “O povo é tudo”: uma análise da carreira e da obra da cantora Clara Nunesa. Revista ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 191-204, jul.-dez. 2008
CORSINO, P. Alfabetização não tem receita, mas tem princípios. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/terccre/alfabetizao-no-tem-receita-mas-tem-princpios-patrcia-corsino>. Acesso 03 mar. de 2019.
FOUCAULT, M. (Trad. de Raquel Ramalhete). Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.
MARQUES, I. Corpos e danças na Educação Infantil. In: GOBBI, M. A.; APPEZZATO, M. (Orgs). Infâncias e Suas Linguagens. – São Paulo: Editora Cortez, 2014.
MERLEAU-PONTY, Maurice (Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura). Fenomenologia da percepção.- 2- ed. - São Paulo : Editora Martins Fontes, 1999.
SCHAEFER, K. S. A. B.. O corpo como vontade de potência (em experiências) na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Brasil. 2015. 178f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License