SISTEMA NERVOSO E A CONSCIÊNCIA CORPORAL: UM OLHAR PESSOAL A PARTIR DA METODOLOGIA ANGEL VIANNA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.53562Keywords:
Metodologia Angel Vianna, Sentido Somestésico, Consciência CorporalAbstract
A consciência do corpo é o centro do trabalho realizado na faculdade de dança Angel Vianna. Uma forma de compreender a consciência corporal é com base nos elementos do sistema nervoso envolvidos no processo de sentir, como neurônios e receptores de sensibilidade. Este relato apresenta detalhes sobre o funcionamento do sentido somestésico ou somatossensorial, assim como suas subdivisões propriocepção, exterocepção e interocepção. Será discutido como estes conceitos estão presentes durante o aprendizado da metodologia Angel Vianna a partir de um olhar pessoal, baseado no período de formação da autora, entre os anos 2016 a 2020. Tradicionalmente aprende-se pouco sobre a dimensão sensível do corpo, principalmente de suas camadas mais profundas. Por isso é importante que se possa reconhecer a presença das sensações corporais: nomeá-las e vivenciá-las por meio de um direcionamento consciente da atenção, contribuindo para uma maior agência das escolhas de movimento, regulando graus de esforço e revelando novas possibilidades de ação.References
BATSON, G. Update on Proprioception: Considerations for Dance Education. Journal of DanceMedicine & Science, v. 13, n. 2, p. 35-41, 2009.
BOLSANELLO, D. A educação somática e os conceitos de descondicionamento gestual, autenticidade somática e tecnologia interna. Motrivivência, v. 23, n. 36, p. 306-322, 2011.
BORGES, H. Sobre o movimento: o corpo e a clinica. Tese de Doutorado em Saúde Coletiva, Instituto de Medicina Social, Universidade Estado Rio de Janeiro, 2009.
CAETANO, P. Pistas somáticas para um estudo da corporeidade: uma aprendizagem das sensações. Fractal, v. 29, n. 2, p. 168-176, 2017.
CHIAVENATO, I. Introdução À Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Cia das Letras, 2013.
KELEMAN, S. Anatomia Emocional. São Paulo: Summus, 1992.
KANDEL, E. et al. Princípios de neurociências. Porto Alegre: AMGH, 2014.
LENT, L. Cem Bilhões de Neurônios? Conceitos Fundamentais de Neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.
MARÇAL, M. B. Estudo da Propriocepção - aplicado à formação do professor em artes. Curitiba: Editores CRV, 2019.
MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro/São Paulo: Atheneu, 1991.
MATOS, V. Anatomopoesia – uma proposta pedagógica de integração dos saberes: Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 5, n.3, p. 695-725, 2019.
MATURANA, H.; VARELA, F. A Árvore Do Conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. São Paulo: Palas Athena, 2001.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1999.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
RESENDE, C. Saúde e corpo em movimento: Contribuições para uma formalização teórica e prática do método Angel Vianna de Conscientização do Movimento como um instrumento terapêutico. Dissertação de Mestrado em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.
SACKS, O. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e outras histórias clínicas. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1997.
TEIXEIRA, L. Inscrito em meu corpo: uma abordagem reflexiva do trabalho corporal proposto por Angel Vianna. Dissertação de mestrado em Teoria e Técnicas Teatrais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2008.
VIEIRA, J. A. Teoria do Conhecimento e Arte: formas de conhecimento – arte e ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License