TEXTOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES DE LEITURA DA OBRA “CARNAVAL EM MADUREIRA” DE TARSILA DO AMARAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.52744Keywords:
Textos Visuais, Ensino, Educação Básica.Abstract
a partir da análise de “Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral, a investigação tem o objetivo de apresentar possibilidades de leitura de textos visuais, contribuindo para interdisciplinaridade na Educação Básica. O referencial teórico é interdisciplinar, perpassando áreas como Linguística, História e Artes. Propomos uma análise da obra a partir das categorias cromática, eidética, topológica e matérica. Exploramos as possibilidades da leitura de imagens em sala de aula, recorrendo ao contexto de produção da obra analisada e propondo aproximações entre os conteúdos escolares. As considerações são parciais, apontando a possibilidade de estimular sensações, sentimentos e sensibilidades na leitura de imagens e também na leitura de mundo dos alunos.References
BARBISAN, Leci Borges. Texto e Contexto. Organon. Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 9, n. 23, 1995.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. In: ____. Estética da Criação verbal. Martins Fontes: São Paulo: 2000.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.
BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. São Paulo: Leya, 2010.
ECO, Umberto. O leitor modelo. In: ____. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FARACO, Carlos Alberto. Criação ideológica. In: ____. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
FLORES, Moacyr. Dicionário de História do Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
HALL, Stuart. “The work of representation”. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans Robert. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
JAUSS, Hans Robert. O prazer estético e as experiências fundamentais da Poiesis, Aisthesis e Katharsis. In: JAUSS, Hans Robert et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LOTMAN, Iuri M. La semiótica de la cultura y el concepto de texto. In: Entretextos. Revista Electrónica Semestral de Estudios Semióticos de la Cultura. Nº2 (Noviembre 2003).
_________. Sobre el concepto contemporáneo de texto. In: Entretextos. Revista Electrónica Semestral de Estudios Semióticos de la Cultura. Nº2 (Noviembre 2003).
MORATO, Elisson Ferreira. Do conteúdo à expressão: uma análise semiótica dos textos pictóricos de Mestre Ataíde. [Dissertação]. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.
SOUSA, Erenilza Carvalho da Silva. A arte moderna de Tarsila do Amaral: um olhar sobre duas de suas principais obras: Abaporu e Operários. [Monografia]. Artes Visuais – Universidade Federal de Brasília, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License