A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONTRADIÇÕES E RACIONALIDADES EM EVIDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52407Keywords:
pandemia, educação de jovens e adultos, políticas educacionais, biopolítica.Abstract
Este artigo tem como objetivo problematizar a emergência de acontecimentos e discursos impostos pela pandemia de Covid-19, que condicionam os sujeitos da educação de jovens e adultos a (outros) mecanismos de exclusão. Utilizamos dos referenciais foucaultianos como instrumentais teórico-metodológicos para redimensionar perspectivas em face da mencionada modalidade de ensino, principalmente no que tange às noções de biopolítica e população, no intuito de explorar saberes e poderes constituintes dos cenários em voga, que reforçam marginalizações. Consideramos que os processos de saúde-doença-cuidado em curso, impactam na conformação de racionalidades (outras) que potencializam disparidades sociais e individuais no campo da escolarização, em detrimento de sujeitos e grupos específicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License